CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA 2023: NIS 5 recebe a PARCELA de JULHO neste SÁBADO (22/07)? Veja que horas o valor cai na conta
Com o início do calendário de julho no dia 18/07 para o NIS final 1, agora é a vez dos inscritos com o NIS final 5 receberem o depósito em suas contas.

Um grupo adicional terá o pagamento adiantado do Bolsa Família neste sábado, 22. Com o início do calendário de julho no dia 18/07 para o NIS final 1, agora é a vez dos inscritos com o NIS final 5 receberem o depósito em suas contas.
Embora o pagamento para este grupo esteja programado para ocorrer somente na próxima segunda-feira (24), as famílias que recebem o Bolsa Família através do Caixa Tem poderão acessar o dinheiro já no sábado anterior.
As famílias participantes do programa já estão acostumadas a receber o Bolsa Família adiantado pelo Caixa Tem. Todos os meses, pelo menos dois grupos com depósito programado para as segundas-feiras conseguem acessar o dinheiro na conta já no sábado anterior.
Em julho, a antecipação do Bolsa Família é realizada para os inscritos com NIS final 5 e 0, que terão o dinheiro liberado nos sábados 22 e 29 de julho, respectivamente.
O plano de pagamento continua até 31/07, quando os inscritos com NIS final 0 receberão.
Bolsa Família adiantado em julho?
Não são apenas esses dois grupos que receberão o pagamento antecipado - o Bolsa Família de julho foi adiantado para mais de 464 mil famílias.
De acordo com informações do MDS, neste mês os pagamentos do benefício médio de R$ 684 estarão disponíveis já na primeira data do calendário (18 de julho) para beneficiários de 107 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco.
A antecipação do pagamento acontece porque os municípios em questão estão com estado de emergência declarado.
Em Pernambuco, o valor mensal será adiantado para 77,5 mil domicílios.
Que horas o Bolsa Família é disponibilizado no Caixa Tem?
Para verificar se a sua família continua elegível para receber o dinheiro, o beneficiário deve consultar pelo novo aplicativo do Bolsa Família ou pelo app Caixa Tem.
De acordo com a Caixa, os benefícios sociais começam a ser disponibilizados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã, o beneficiário já tem o dinheiro depositado na conta.
Durante a consulta, o beneficiário poderá encontrar a parcela do Bolsa Família liberada, bloqueada ou pendente de conclusão. O ícone verde indica que o pagamento está liberado e pode ser acessado quando chegar a data prevista no calendário.
Por outro lado, se ao lado do benefício aparecer o ícone amarelo, isso indica que o pagamento está bloqueado e o beneficiário deve procurar um administrador do Bolsa Família em seu município para obter mais informações.
O ícone vermelho no app Bolsa Família indica que a parcela foi cancelada e o beneficiário deve seguir o mesmo procedimento para buscar assistência do CRAS.
Como retirar o Bolsa Família?
Para realizar a retirada do Bolsa Família no terminal de autoatendimento, o beneficiário deverá trazer consigo o celular com o aplicativo Caixa Tem instalado, que proporciona acesso à conta poupança digital.
Ao chegar no ponto de retirada, é só abrir o app e escolher a opção Saque sem cartão.
Em seguida, clique em "produzir código de saque" e proceda à retirada do dinheiro dentro de uma hora, pois o código produzido no aplicativo expirará após esse período.
Segue abaixo a sequência completa para sacar através do Caixa Tem:
• Inicie o aplicativo Caixa Tem e escolha a opção Criar código para saque.
• O aplicativo então irá orientar que o beneficiário deve estar próximo a um terminal de autoatendimento, funcionário de lotérica ou correspondente Caixa Aqui antes de prosseguir.
• Isto porque o código a ser produzido terá um prazo de validade de uma hora e, caso a retirada não seja concluída dentro desse prazo, o processo terá que ser reiniciado.
• Se você já está no local onde irá fazer a retirada em dinheiro, clique na opção Gerar Código.
• Perfeito! O código de autorização para saque será criado e você só precisa digitá-lo no terminal de autoatendimento ao realizar a operação.
• No display do terminal de autoatendimento, haverá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, será necessário inserir o número do CPF do beneficiário. Digite e selecione a opção Continuar.
• O terminal de autoatendimento então solicitará o código de seis dígitos gerado no aplicativo. Digite e selecione Continuar.
CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA 2023
Calendário do Bolsa Família 2023. - REPRODUÇÃO/MINISTÉRIO DA CIDADANIA