IMPOSTO DE RENDA 2023: novo golpe rouba dados por e-mail ou mensagem de texto; saiba como evitar o golpe
Saiba detalhes sobre o novo golpe do Imposto de Renda e veja dicas de como evitar.

Na reta final da declaração do Imposto de Renda 2023, criminosos estão tentando aplicar um novo golpe na praça, chamado de "golpe da malha fina".
O prazo para que os contribuintes declarem o Imposto vai até a próxima quarta-feira (31).
O QUE É O GOLPE DA MALHA FINA?
O golpe consiste no seguinte: os criminosos enviam ao contribuinte um link via e-mail ou via mensagem de texto no celular informando que há erros na declaração que foi declarada e que o prazo para correção é o dia 31 de maio.
Segundo informações da Folha de São Paulo, os golpistas utilizam o nome da Recita Federal e enviam um PDF com informações sobre como realizar o procedimento para corrigir os erros.
Veja quando serão as datas de pagamento da restituição imposto de renda 2023 e como consultar a restituição de imposto de renda. - Reprodução
Na aba "assunto", os criminosos utilizam a sigla IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) e também mencionam as vítimas como "contribuintes", mesmo termo utilizado pela Receita Federal.
Caso a pessoa responda o e-mail ou mensagem que recebeu, pode ter os dados de CPF, conta bancária, endereço, roubados pelos criminosos.
"Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas", diz a Receita Federal.
COMO EVITAR O GOLPE?
A Receita informa que não envia nenhum tipo de comunicação via e-mail ou mensagens de texto solicitando que erros sejam corrigidos, nem utiliza nenhum link para que a pessoa clique.
A única forma de saber se, de fato, há alguma pendência na declaração, é acessando o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Central de Atendimento Vitrual da Receita Federal) ou pelo "Meu Imposto de Renda".
Outras recomendações para não cair em golpes:
- Sempre desconfie de e-mails ou mensagens que pedem informações pessoais;
- Nunca clique em links suspeitos;
- Nunca abra arquivos anexados nas mensagens ou e-mails;
IMPOSTO DE RENDA 2023: QUEM PRECISA DECLARAR e QUEM ESTÁ ISENTO?