Com pista ainda restrita no aeroporto de Fernando de Noronha, governo de Pernambuco recorre à Azul para conseguir mais voos
Empresa aérea é a única que tem operado comercialmente entre o continente e a ilha, com aeronaves menores

Com a pista do aeroporto de Fernando de Noronha ainda sem condições de receber aviões de grande porte, o governo do Estado, por meio da secretaria de Turismo e Esportes, recorreu à Azul para tentar amenizar os problemas de acesso de visitantes e mantimentos ao arquipélago em plena alta temporada. A Azul linhas aéreas, que tem feito a rota Recife - Noronha sem concorrência, se comprometeu a adicionar mais uma frequência ligando o continente à ilha, ainda com aeronave de menor porte e sem resolução definitiva da insfraestrutura do aeroporto.
De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, o acréscimo do voo responde à necessidade de Fernando de Noronha.
“Com os números que temos, essa nova rota atende a demanda da ocupação da ilha, dos leitos que temos e daqueles que querem visitar as belas praias do arquipélago”, comentou.
Daniel também reforçou que a gestão Raquel Lyra está atenta às melhorias do aeroporto e da pista de pouso da ilha. A Setur-PE deve se encontrar com a direção da Azul para conversar sobre o reforço da malha aérea para Fernando de Noronha e para o Aeroporto do Recife.
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Embora a Azul agora passe a oferecer 18 voos comerciais entre o continente e a ilha, somando os 16 voos já ofertados e mais uma ligação (ida e volta), anunciada agora pelo governo do Estado, todos os voos ainda estão sendo feitos em aviões do modelo ATR 72-600, com capacidade para transportar até 70 passageiros.
O motivo é que ainda não está autorizado o pouso e decolagem de aeronaves com motores a jato (de maior porte). Mesmo com a finalização dos reparos emergenciais, ainda na gestão Paulo Câmara (PSB), ainda persiste a situação já constatada quanto à desagregação do pavimento e ao risco de ingestão e danos aos motores, fuselagem e pneus das aeronaves pelo material desprendido, segundo relatório publicado por equipes técnicas da Anac.
Sem aviões maiores, Noronha tem dependido do trafégo da Azul. A Voe Pass, que também opera voos com ATR 72-600, deve começar a ter uma frequência entre Recife e Fernando Noronha somente no fim deste mês.
Concessão do Aeroporto de Noronha
O aeroporto de Noronha teve renovada a sua concessão à administradora privada DIX no ano passado. O valor estimado do contrato é de R$ 81,1 milhões, com data-base em março de 2021, correspondente ao somatório dos valores dos investimentos obrigatórios a serem realizados pela concessionária acrescidos do valor da outorga fixa.
Entre as melhorias a serem feitas, estão a ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento, a construção de um sistema de combate a incêndios e a aquisição de equipamentos, ao longo dos próximos 25 anos.