
O Grupo Olho D’Água inaugurou nesta quarta-feira (9), no município de Aliança, Zona da Mata pernambucana, a 86 km do Recife, a barragem Dr. Murilo Tavares de Melo, com capacidade para 17,8 milhões de metros cúbicos de água.
A obra, concluída em menos de um ano, fica dentro de uma área de 186 hectares e é a primeira etapa de um amplo projeto de irrigação de 4 mil hectares, dos quais 1,2 mil hectares serão irrigados por gotejo, e outros 2,8 mil hectares irrigados por aspersão. No total, o grupo prevê investir R$ 74 milhões.
Parte do investimento, R$ 58,8 milhões, foram financiados via Banco do Nordeste. Para José Gomes da Costa, presidente do BNB, o financiamento na usina ajuda a gerar impactos para a região.
“Esse projeto que tem várias características importantes e positivas. É ecologicamente correto no uso dos insumos e possui um sistema de utilização racional de água na irrigação, além de expandir a atividade produtiva. Isso se desdobra em geração de emprego e renda. São todas características importantes para um banco de desenvolvimento como o BNB”, afirma.
Segundo José Gomes, os investimentos da instituição no setor sucroenergético pernambucano ultrapassaram R 400 milhões no ano com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Barragem contra a estiagem
A nova barragem faz parte da estratégia do grupo em manter a regularidade das safras otimizando a oferta de água. Nessa linha, já possui a maior barragem privada de Pernambuco, a Artur Tavares de Melo, inaugurada em 2003, com capacidade para armazenar 21 milhões de metros cúbicos, com um espelho d’água que ocupa uma área de 320 hectares.
O Grupo Olho D’Água possui 50 mil hectares de área agricultável, dos quais 70% já são beneficiados com irrigação. Suas três usinas respondem por uma capacidade industrial de moagem 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Como resultado, produzem 300 mil toneladas de açúcar refinado, cristal e demerara; 170 milhões de litros de etanol, álcool e aguardente; e geram 80 mil MWh de energia ao ano.
A barragem Dr. Murilo Tavares de Melo homenageia o fundador do grupo, empreendedor reconhecido no setor como referência na inovação tecnológica da cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil.
O Grupo Olho D’Água possui hoje três usinas: Central Olho D'Água (PE), Giasa (PB) e Comvap (PI). O grupo reúne mais de 8,5 mil colaboradores no período de safra.
A área de influência das três usinas abrange 21 municípios. Distribuídos por estado, são dez em Pernambuco, cinco na Paraíba, quatro no Piauí e dois no Maranhão.
Comentários