É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O RioMar funcionará neste feriado - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
As mudanças anunciadas nesta quinta-feira (17) pelo Governo de Pernambuco nos protocolos de convivência com a pandemia da covid-19, flexibilizou o horário dos shopping centers. As mudanças variam dependendo da região do estado e o período de validade também é diferente por região.
Assim, no período de 21 de junho (próxima segunda-feira) até o dia 4 de julho, o horário de funcionamento dos shoppings center e galerias comercias foi ampliado para até as 22h nos dias de semana, e até 21h nos finais de semana e feriados. Essa regra vale para os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, e parte do Sertão.
Foi estipulado a lotação máxima de 1 cliente para cada 5m2 no interior das lojas e 1 cliente a cada 10m2 na áreas de circulação.
Novo plano de convivencia - artes jc
Plano de convivencia - artes jc
RESTRIÇÃO
A macroregional 3, que envolve 35 municípios do Sertão, incluindo Afogados da ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde, continuam com restrições maiores. Nestas cidades os shopping centers e galerias comerciais só podem funcionar até 18h, tanto nos dias de semana quanto nos finais de semana e feriados. Também foi estipulado a lotação máxima de 1 cliente para cada 5m2 no interior das lojas e 1 cliente a cada 10m2 na áreas de circulação. Nesta região, as medidas de flexibilização serão validas do dia 21 ao dia 27 de junho, quando serão reavaliadas pelo governo.
REPERCUSSÃO
O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, avaliou positivamente o avanço no plano de convivência com a Covid-19 apesar de haver, ainda, restrições para várias atividades nos shopping centers, que são ambientes controlados, com grande capacidade de oferecer segurança para todos.
"Os números de pessoas internadas vêm caindo, o que é extremamente positivo, mas somente com a aceleração da vacinação haverá as condições ideais não apenas para a ampliação de horário, mas sobretudo o funcionamento pleno, com maior capacidade. Temos condições de receber os clientes e fazer a orientação adequada. Os lojistas e seus 50 mil funcionários precisam trabalhar e gerar receitas dentro de um cenário de recuperação de todo esse tempo de dificuldades", afirmou através de nota.
O presidente da Associação Brasileira de Lojistas Shoppings, em Pernambuco (Alshop-PE), Ricardo Galdino, também comemorou o aumento no horário de funcionamento dos centros de compras, mas ele pontua que ainda há um longo caminho até a volta a normalidade. "É sempre bom saber que estamos conseguindo controlar a pandemia, o que permitiu mais tempo para o comércio trabalhar. Mas a volta ao nosso movimento normal depende de outros fatores como a imunização da maior parte da população e a redução do desemprego, que vai possibilitar um aumento na renda dos consumidores. É um alívio para o setor voltar quase ao horário normal de funcionamento, mas só teremos negócios mais sustentáveis ao longo do tempo, dependendo de como vamos avançar na saúde e na Economia", observou Galdino.
Formado em jornalismo pela Unicap com pós graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Atuou como repórter de TV, como assessor e gerente de comunicação em assessorias de imprensa de empresas públicas e privadas e atuou em campanhas de marketing
Localidade:RecifeTelefone:(81) 3413 6422Cargo:Repórter de Economia e colunista de direitos do consumidorCursoJornalismo (Unicap), Ciência Política (Unicap), Metodologia de Ensino Superior (UPE), Ideação e Prototipagem (Sebrae), Escrita criativa (Navega)