Conheça a plataforma que aluga piscina por hora em Pernambuco e promete descanso a preços acessíveis
No Estado, festas e eventos continuam proibidos em virtude da covid-19, mas serviço se volta para o lazer de pequenos grupos, sobretudo do mesmo grupo familiar

Com a crescente mundial no uso de aplicativos para delivery de comida, pegar carona, alugar carro, reservar quartos de hotel e até comprar casas, uma novidade acaba de ser lançada no Brasil: o Dovizin. A plataforma pioneira de aluguel de piscinas, oferece às pessoas uma opção de lazer (no caso de hóspedes) e fonte mensal de renda (no caso de anfitriões), com preços mais acessíveis para quem busca o lazer numa piscina privada que, segundo o serviço, passa maior parte do tempo ociosa em casas de veraneio ou até mesmo em áreas urbanas de grandes cidades. O serviço já está disponível em Pernambuco, com preços a partir de R$ 50 a hora.
O Dovizin é a primeira plataforma de aluguel de piscinas do País, surgindo em meio à pandemia da covid-19. Por esse motivo, vale ressaltar que no Estado ainda há restrições à realização de festas e eventos. Por ora, o serviço se volta para pequenos grupos, sobretudo do mesmo grupo familiar.
“Assim como há 10 anos as pessoas não sabiam que poderiam compartilhar o carro com desconhecidos, ou alugar um quarto em uma casa, em pouco tempo saberão que podem curtir uma piscina e fazer um churrasco com a família e os amigos no quintal Dovizin”, diz Marcos Vieira, diretor de Tecnologia e cofundador da empresa.
Com a pandemia, segundo a empresa, as pessoas têm evitado aglomerações e em geral preferem uma opção mais reservada que hotéis, clubes ou praias.
O Brasil é o segundo país com o maior número de piscinas residenciais do mundo, com três milhões. O primeiro colocado são os EUA, com 10 milhões.
A plataforma já tem anfitriões em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Pará, Ceará, Amazonas, Sergipe e Pernambuco.
Segundo os diretores da empresa, a expectativa é expandir rapidamente e atingir 250 anfitriões já em maio, e dois mil até o final do ano.
Como funciona?
Anfitrião: o Dovizin permite que pessoas que possuem piscina em casa gerem uma renda extra mensal através de da piscina, que na maioria das vezes é subutilizado e custa caro para manter.
O modelo de cobrança por hora torna o espaço mais rentável que o modelo de diárias cobrado em plataformas de aluguel por temporada. Os anfitriões do Dovizin cobram, em média, R$ 80 a hora para uma reserva de até cinco pessoas. Ou seja: em seis horas o anfitrião do Dovizin gera uma receita similar ao que ganharia em 24 horas em plataformas de aluguel por temporada.
O modelo Dovizin é mais flexível do que o oferecido pelas plataformas de aluguel por temporada, na medida em que os anfitriões podem receber várias reservas em um mesmo dia.
Hóspede: piscinas são um bem a que poucos têm acesso, porém muitos querem utilizar. O aluguel se torna uma ótima opção de lazer para quem busca sair da rotina e curtir uma piscina com privacidade e segurança.
Para se cadastrar na plataforma, (www.dovizin.com), anfitriões e hóspedes têm que ser maiores de idade.
Protocolos de segurança, higiene e outras questões
A plataforma possui um sistema automatizado de check-in/check-out, no qual o anfitrião realiza o check-in e o check-out do hóspede sem exigir contato direto entre as partes. Além disso, há um sistema integrado de troca de mensagens, através do qual hóspede e anfitrião podem se comunicar durante a reserva, o que evita contato físico. Segundo um artigo a respeito da plataforma norte-americana, nos Estados Unidos 90% dos anfitriões nunca se encontram com os hóspedes.
A plataforma obriga que sempre haja pelo menos uma hora entre reservas para garantir tempo suficiente para o anfitrião higienizar o espaço para a chegada do próximo hóspede ou grupo de hóspedes. Além disso, esse tempo de pelo menos uma hora garante que um grupo de hóspedes ao fazer o check-in não se encontre com outro grupo que está fazendo o check-out. Por exemplo, se houver uma reserva das 10h às 13h, o calendário daquela piscina ficará bloqueado das 9h às 14h.
A plataforma intermedia o processo de locação entre hóspedes e anfitriões. O público-alvo é formado por famílias e pequenos grupos que desejam passar algumas horas em uma piscina. Dessa forma, uma das maneiras encontradas para criar um ambiente mais controlado foi limitar em cinco pessoas o número máximo de usuários mútuos. Acima desse número, paga-se uma taxa extra pela locação.
Vale ressaltar que durante a pandemia da covid-19, estão proibidas em Pernambuco a realização de festas e eventos em Pernambuco. Neste momento, a plataforma serve à finalidade de lazer principalmente para pessoas do mesmo núcleo familiar.
O Dovizin também permite que o anfitrião crie as suas próprias regras (“Minha piscina, Minhas regras”): se, por exemplo, permite bebidas alcoólicas, crianças, animais de estimação, som alto e, até mesmo, definir um limite máximo de pessoas inferior ao estabelecido pela plataforma.