
A lawtech pernambucana Kurier, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções para o ambiente jurídico, agora passa a fazer parte do grupo canadense Constellation - holding com centenas de empresas de software. A operação foi firmada com a Vela Software, controlada pela Constellation, e teve assessoria da Triaxis Capital. O valor do negócio não foi revelado.
- Com lojas fechadas, comerciantes transformam celular em ferramenta de venda
- Centro de Informática da UFPE promove bate-papo online sobre autocuidado durante a quarentena
- Marcha virtual pela ciência nesta quinta (07)
- Durante 'marcha pela ciência', ministro anuncia R$ 352 mi para pesquisa
- Google e Facebook estendem planos de trabalho remoto
- Coronavírus: empresas de tecnologia conseguem manter desenvolvimento e gerar empregos
A Vela irá manter todo o quadro de funcionários da Kurier, bem como o planejamento estabelecido pela empresa pernambucana por pelo menos os próximos cinco anos. A lawtech já vinha lidando sucessivos assédios de possíveis compradores, mas ofertas equiparadas ao faturamento da empresa em meses.
"A gente nunca procurou investimento, nem nada disso. Chegou um momento que muitas empresas nos procuravam para parceria e compra. Fechamos porque não foi só um projeto de valor financeiro. A estratégia pós-compra da subsidiária da Constellation não coloca nem tira ninguém da gestão, mesmo durante essa pandemia do coronavírus", diz o diretor comercial da Kurier, Fred Ferraz.
Para o diretor da Triaxis, Haim Mesel, muitas empresas estão usando esse momento para se ajustar, aumentar a eficiência operacional e a produtividade e otimizar práticas de governança. "Todo detalhe ajuda a maximizar o valuation da empresa na hora da negociação lá na frente” diz Mesel.
O momento, na verdade, embora seja difícil para o fechamento de novos negócios em diversos setores, no caso dos serviços prestados pela Kurier, passa a ser estratégico. Com a necessidade do isolamento social e aumento da demanda por atividades remotas, a empresa tem registrado alta no número de clientes e demanda pelo uso de suas soluções.
"A covid-19 proporcionou uma média de 20% a mais de produtividade dos funcionários e os clientes estão abertos para uso da nossa tecnologia. Uma delas monitora a distribuição de processos e 60 dias antes da notificação já deixa o cliente ciente. Com o aumento das demissões, e as empresas tendo que manter seus departamento jurídicos em home office, tivemos um crescimento de 35% na aquisição dessa solução se comparamos o mês de abril deste ano com o do ano passado", avalia Ferraz. Entre os novos clientes da Kurier estão companhias aéreas e grandes empresas dos demais setores.
Kurier
Embora agora passe a pertencer à Vela e, consequentemente, ao grupo Constellation, Ferraz, o CEO Salvatore Bruno, demais diretores e cerca de 150 funcionários permanecem no quadro da empresa. A operação continua realizando vendas a partir do Recife, com outra sede em São Paulo e Recife avanço em direção ao uso do mercado de dados jurídicos para cruzamento com serviços financeiros.
Ao todo, a Kurier mantém cerca de 12 soluções voltadas ao mercado jurídico, com crescimento de em média 25% a 30% ao ano.
No ano passado, a Vale havia finalizado a compra da Aurum Software, lawtech de Florianópolis que atua no segmento de sistemas jurídicos com os softwares Themis e Astrea, seguindo o mesmo modelo de compra adotado para a negociação com a Kurier, que é a sua oitava aquisição brasileira da gigante canadense. No mundo, a holding já contabiliza 450 aquisições.
A receita total do trimestre encerrado em 31 de março de 2020 da Constellation foi de US $ 953 milhões de dólares, um aumento de 16% ou US $ 134 milhões, frente os US $ 819 milhões de dólares no mesmo período de 2019. O aumento é atribuído ao crescimento de aquisições, pois a Companhia apresentou um crescimento orgânico negativo de 2% no trimestre, chegando a 0% após o ajuste para o
impacto das mudanças na valorização do dólar norte-americano em relação à maioria das principais moedas nas quais a companhia opera o negócio.
Comentários