PIS/PASEP 2024 | Notícia

Veja 5 formas diferentes de consultar PIS pelo CPF

A consulta ao PIS pelo CPF está disponível através de diversos canais; veja cinco formas

Por Jefferson Albuquerque Publicado em 25/02/2024 às 16:38 | Atualizado em 25/02/2024 às 16:38

O Programa de Integração Social (PIS) é um dos benefícios essenciais oferecidos aos trabalhadores brasileiros, garantindo acesso a diversos direitos trabalhistas e sociais.

Para facilitar o acesso às informações sobre o PIS, é possível realizar consultas utilizando o CPF. Nesta matéria, apresentaremos cinco formas simples de consultar o PIS pelo CPF.

Vale ressaltar que o calendário PIS 2024 referente a 2022 já começou a ser pago desde 15 de fevereiro. O primeiro grupo a receber nessa rodada são os nascidos em janeiro, tanto para o PIS quanto para o Pasep.

A partir deste ano, houve a unificação do calendário do abono salarial PIS/Pasep. Agora, os servidores públicos que têm direito ao Pasep, recebem de acordo com o mês de nascimento e não mais pelo número final de inscrição.

Abaixo, confira como consultar o PIS pelo CPF.

CONSULTAR PIS PELO CPF POR MEIO DO APLICATIVO MEU INSS

Uma maneira de consultar PIS pelo CPF é através do site ou aplicativo do Meu INSS, que está integrado ao login Gov.br. Na plataforma, o usuário precisa acessar utilizando seu CPF e senha, em seguida, clicar na opção "Meu Cadastro" para visualizar seus dados pessoais, incluindo o número do PIS.

No Meu INSS, os cidadãos brasileiros também têm acesso a diversas funcionalidades adicionais, tais como visualização de calendários e extratos de pagamentos, agendamento de perícias, solicitação de benefícios, e uma série de outros serviços.

CONSULTAR PIS PELO CPF POR MEIO DO APLICATIVO CAIXA TRABALHADOR

Outra forma conveniente de consultar o PIS pelo CPF é através do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para download gratuito em dispositivos móveis.

Após instalar o aplicativo, basta inserir o CPF e seguir as instruções fornecidas para obter as informações desejadas sobre o PIS.

CONSULTAR PIS PELO CPF POR MEIO DO APLICATIVO CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Outra alternativa viável é por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É relevante salientar que, desde 24 de setembro de 2019, o documento físico não é mais imprescindível para a maioria dos processos de contratação.

Portanto, o usuário pode acessar seus dados mediante o CPF, utilizando o login Gov.br.

Ao ingressar na plataforma, é suficiente selecionar a opção "Benefícios" no menu localizado na parte inferior da tela.

Em seguida, proceda para "Abono Salarial" e "Consultar". Posteriormente, o trabalhador deve escolher o ano-base do benefício e clicar no ícone de olho, situado no canto superior direito.

Desta forma, terá acesso ao número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador), que corresponde ao número do PIS.

CONSULTAR PIS PELO CPF ATRAVÉS DO CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (CNIS)

A informação também pode ser obtida por meio do extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), um documento que contém detalhes sobre todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias do trabalhador.

Para acessar, basta utilizar o site ou aplicativo do Meu INSS, inserir o CPF e abrir o menu lateral. Em seguida, selecione a aba “Certidões, Declarações e Extratos”.

O usuário deve então clicar em “Extrato de Contribuições (CNIS)” e em “Baixar PDF” para obter o documento com todas as informações necessárias. No extrato, será possível visualizar o número do NIT, que corresponde ao PIS.

CONSULTAR PIS PELO CPF ATRAVÉS DE TELEFONE

Aqueles que optarem por consultar o PIS pelo CPF podem fazê-lo pelo telefone 0800 726 0207, o serviço de atendimento do Caixa Cidadão para questões relacionadas ao PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social.

Ao ligar, basta fornecer o CPF. O serviço eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Já o atendimento humano está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

PISPASEP 2024: veja como consultar o abono salarial

Compartilhe