Mesmo com chuvas no RS, Lula mantém Enem dos Concursos em todo país; entenda
Apesar das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo Lula mantém o Concurso Público Unificado para o domingo (05)

Apesar dos temporais que afetam o Rio Grande do Sul nesta semana, o governo Lula (PT) decidiu por manter a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no domingo (05).
O presidente Lula confirmou na quinta-feira (02) a manutenção do Enem dos Concursos na data prevista, apesar da situação causada pelas chuvas no RS. A decisão foi tomada após uma reunião de Luiz Inácio e seus ministros.
Mesmo que o Governo Federal tenha reconhecido o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a gestão lulista declarou que manterá a aplicação ao enviar todos os esforços, em diálogo com as autoridades estaduais e municípios, para assegurar que os candidatos do estado realizem o exame.
O anúncio da manutenção foi apresentado em nota pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O Enem dos Concursos selecionará candidatos para 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. A seleção detém duas etapas e contém vagas para nível médio e superior.
CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL
Lula esteve no Rio Grande do Sul na quinta para sobrevoar algumas das áreas mais afetadas pelas chuvas e dialogar com o governador Eduardo Leite sobre ações de atuação no resgate de pessoas e restauração dos locais mais prejudicados.
Lula prometeu que não faltarão recursos para questões de transporte, alimentação e no processo de resgate das vítimas do desastre.
"Tudo o que estiver no alcance do Governo Federal, seja através dos ministros, em parceria com a sociedade civil ou através dos nossos militares, vamos nos dedicar 24 horas por dia para que a gente possa atender as necessidades básicas do povo que está isolado", declarou o presidente.
O Governo Federal também instalou uma sala de situação para discutir iniciativas no socorro às famílias atingidas pelas chuvas no estado. O foco da aliança federal, estadual e municipal se concentra no resgate de vidas.
Já foram contabilizadas 32 mortes e 60 desaparecidos, além de 14,8 mil pessoas fora de suas casas. 154 dos 496 municípios do estado foram diretamente afetados pelas fortes chuvas.