Julgamento de Jorge Seif poderá ter reviravolta com Moraes e TSE
Julgamento do senador Jorge Seif ocorre nesta terça (30) e decidirá se político será cassado. Mudanças políticas podem ter mudado decisão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (30) o julgamento do senador Jorge Seif (PL-SC).
Apesar da ação poder cassar o mandato do político, mudanças desde a suspensão da sessão parecem indicar que Seif conseguirá manter o cargo.
Anteriormente, o entendimento geral é de que havia grande possibilidade de que Seif fosse cassado, mas mudanças na situação política do TSE parecem melhorar as chances do senador.
Um dos principais motivos para tal questão era o relator do processo, o ministro Floriano Azevedo, um grande aliado de Alexandre de Moraes e com tom mais severo.
Segundo informações do Blog de Malu Gaspar no Globo, Floriano Azevedo já teria compartilhado seu voto com alguns colegas. No material ainda não lido, o ministro defenderia a cassação de Seif e a convocação de novas eleições ao cargo.
Apesar do posicionamento do relator, ainda é necessário quatro de sete votos no TSE. No início de abril, o entendimento dos bastidores é de que Seif seria cassado.
Porém, após as tensões entre o TSE e Moraes com autoridades políticas, o entendimento entre aliados e adversários é de que a situação mudou.
Além da tensão entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, que gerou diversas tensões no meio político, a ida de magistrados do STF, Superior Tribunal de Justiça e TSE para um evento organizado por uma empresária bolsonarista parece ter modificado o tom.
Segundo observadores apontaram para Gaspar, uma cassação de Jorge Seif poderia causar uma instabilidade entre os tribunais federais com os extensos setores bolsonaristas do Legislativo.
De acordo com Bela Megale, do Globo, membros do STF consideram que o julgamento no TSE deve ser tratado com cautela para evitar atritos maiores entre Judiciário e os parlamentares.