homenagem | Notícia

Câmara aprova título de Cidadão do Recife para fundadores do Novo Atacarejo

Empresários mineiros Daniel Luiz Guerra Costa e Victor Bretas Alecrim inauguraram o Novo Atacarejo em Pernambuco em 2019

Por Rodrigo Fernandes Publicado em 22/04/2024 às 10:18 | Atualizado em 23/04/2024 às 9:39

A Câmara Municipal aprovou a concessão do título de Cidadão do Recife para Daniel Luiz Guerra Costa e Victor Bretas Alecrim, fundadores da rede pernambucana de supermercados Novo Atacarejo.

As homenagens foram propostas pelo vereador Osmar Ricardo (PT) no mês de março e aprovadas em plenário no dia 15 de abril.

As aprovações foram publicadas no Diário Oficial do município do último sábado (20).

Na justificativa, o vereador petista diz que o empreendimento proporciona aos recifenses "milhares de novas posições de trabalho, gerando renda, direta e indiretamente, aquecendo o mercado, incentivando a produção local e, de maneira descentralizada, inclusiva e participativa, colocando a cidade e o estado num novo patamar de desenvolvimento e crescimento".

Os dois empresários são mineiros e fundiram duas redes anteriores, o Grupo SFA e o Super Cidades, com o objetivo de trazer para Pernambuco o novo empreendimento.

"Isso se tornou possível a partir da sábia escolha deste cidadão visionário, que adotou Pernambuco e o Recife em seu coração e em sua percepção exitosa de grande executivo", diz o vereador sobre os empresários nas duas proposições.

A entrega da homenagem está marcada para o dia 2 de maio, às 10h, no plenário da Câmara.

Em 2022, vale lembrar, Daniel e Victor receberam o título de Cidadãos Pernambucanos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, por proposição dos então deputados Eriberto Medeiros (PSB) e Fabíola Cabral (Solidariedade).

Jarbas Araújo/Alepe
Daniel Luiz Guerra Costa e Victor Bretas Alecrim, donos do Novo Atacarejo, recebem título de Cidadãos Pernambucanos na Alepe - Jarbas Araújo/Alepe

Novo Atacarejo

O Novo Atacarejo iniciou as operações em 2019 com a abertura da primeira loja na cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Atualmente, a rede possui 29 unidades em Pernambuco e Paraíba, sendo cinco no Recife. A mais recente foi inaugurada no mês de março, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da capital. A empresa afirma manter oito mil empregos diretos.

Ano passado, foi a empresa que mais faturou, segundo o ranking anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O crescimento foi de 49%, subindo de R$3,1 bilhões, em 2022, para R$4,6 bilhões, em 2023.

Conforme o Ranking Abras 2024, a rede se posiciona entre os 30 maiores supermercados e atacarejos brasileiros do país, ocupando a 21ª posição.

Na semana passada, foi a vez de Ilson Mateus, fundador do Grupo Mateus, receber o título de Cidadão do Recife na Câmara Municipal.

Compartilhe