Quem ganhou as Eleições em Portugal? Primeiro-ministro já foi escolhido? Veja o resultado
Saiba quem venceu as Eleições de Portugal 2024 e os deputados em cada partido

De acordo com os mais recentes dados do Ministério da Administração Interna de Portugal, aproximadamente 6,1 milhões de eleitores foram às urnas.
O número total de eleitores aptos à votação era de 9,2 milhões.
A seguir, confira o resultado das Eleições em Portugal 2024.
RESULTADO ELEIÇÕES PORTUGAL: QUEM VENCEU AS ELEIÇÕES EM PORTUGAL?
Com aproximadamente 99% das urnas apuradas, a coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD) somou cerca de 29,49% dos votos.
O Partido Socialista (PS) conseguiu alcançar 28,66%, enquanto o Chega, de extrema direita, obteve 18,06% dos votos.
Desta maneira, os 230 deputados da Assembleia da República de Portugal, dos 22 círculos eleitorais, serão divididos entre:
- AD - 79 cadeiras;
- PS - 77 cadeiras;
- Chega - 48 cadeiras.
Até o momento, 226 parlamentares estão confirmados. Os quatro restantes serão escolhidos seguindo a votação fora do país luso.
AD TEM MAIORIA DOS VOTOS
Conforme afirmou o líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, a Aliança está preparada "para iniciar o governo e respeitar a palavra do povo português".
A coligação é formada pelos seguintes partidos:
- Partido Social Democrata (PPD/PSD)
- Partido Popular (CDS-PP)
- Partido Popular Monárquico (PPM)
Montenegro também afirmou que não há possibilidade de formar governo com o Chega.
Por outro lado, o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, afirmou que, por não ter alcançado a maioria dos votos, não poderá apresentar o PS como uma solução à população.
"Seremos oposição, renovaremos o partido e procuraremos recuperar os portugueses descontentes com o PS. Essa é a nossa tarefa", afirmou Pedro.
Em janeiro de 2022, o Partido Socialista, de António Costa, obteve mais de 41% dos votos e venceu por grande maioria.
A antecipação das Eleições em Portugal 2024 - que ocorre dois anos antes do previsto - é justificada devido à demissão repentina de Costa, em meio à uma investigação de corrupção.
O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL
Até o momento, o premiê de Portugal não foi escolhido.
Nas eleições legislativas portuguesas, os eleitores votam em partidos, e o presidente da República nomeia - tradicionalmente - o primeiro-ministro da coligação que alcançou a maioria dos votos nas eleições legislativas.
No entanto, Luís Montenegro afirma ter a "expectativa fundada" de que o Presidente da República, Marcelo Rabelo de Sousa, indigite-o como primeiro-ministro para formar Governo, ao afirmar que "parece incontornável que a AD ganhou as eleições e o PS perdeu as eleições".
“Face à vitória eleitoral, é minha expectativa fundada que o senhor presidente da República me possa indigitar para primeiro-ministro. Na expectativa de que tal vai acontecer, o meu compromisso é cumprir a mudança. Vai-se cumprir com um novo primeiro-ministro, com novo governo e com novas políticas”, afirmou
O QUE PROMETE A ALIANÇA DEMOCRÁTICA
Para resolver a crise habitacional que atinge o país, a AD acredita ser necessário aumentar a oferta de casas, através da redução de impostos e burocracia e da injeção de imóveis públicos no mercado.