Datas comemorativas | Notícia

O que aconteceu no dia 8 de março de 1857? Entenda a verdadeira origem do Dia da Mulher

Saiba mais sobre como surgiu a data

Por Marilia Pessoa Publicado em 07/03/2024 às 16:54

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta sexta-feira, 8 de março. A data homenageia a luta histórica feminina pela conquista dos seus direitos.

A origem da data ainda é desconhecida por muitas pessoas e as versões difundidas às vezes podem ser diferentes do que realmente aconteceu.

A verdadeira origem do Dia da Mulher remete à década de 1900, diferente do que muitos pensam. A seguir, saiba como se originou a data comemorativa.

O que aconteceu no dia 8 de março de 1857?

O incêndio que teria ocorrido em 8 de março de 1857 com o objetivo de impedir a greve de funcionárias e que vitimou 129 operárias carbonizadas em uma fábrica têxtil não aconteceu. É o que explica um artigo do Parlamento Europeu.

Além disso, o jornal Washington Post divulgou que é falsa a história da primeira greve feita por mulheres em 1857. A notícia não circulou nos jornais e publicações da época.

Qual é a verdadeira origem do Dia da Mulher?

Segundo a comunidade International Women's Day, em meados de 1908 estavam surgindo algumas inquietações em relação à desigualdade de gênero, motivação para uma marcha que reuniu 15 mil mulheres em Nova York, nos Estados Unidos.

Entre as principais exigências das mulheres que protestavam estava menos horas de trabalho, salários melhores, além do direito ao voto.

Com isso, foi criado o Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos, com comemoração no dia 28 de fevereiro. Apesar disso, a celebração da data teve duração de apenas quatro anos.

No ano de 1910, ocorreu o II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, respaldado pela Internacional Comunista em Copenhague.

Durante o encontro, a afiliada ao Partido Comunista Alemão, Clara Zetkin, sugeriu a instituição de um Dia Internacional da Mulher, ainda sem data específica.

Clara Zetkin participava de campanhas que lutavam pelos direitos das mulheres no trabalho. Ela desejava que o movimento operário direcionasse uma atenção maior às mulheres que trabalham.

A data do Dia das Mulheres foi comemorada no dia 19 de março em alguns países: Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça.

Apesar da história do 8 de março de 1857 na fábrica têxtil ter sido supostamente falsa, ocorreu um incêndio de verdade no dia 25 de março de 1911 em Nova York. Na tragédia, falereceram 146 trabalhadoras da indústria Triangle Shirtwaist Company.

O incêndio foi causado por más instalações elétricas juntamente com a composição do solo e das repartições da fábrica.

Alguns proprietários das fábricas na época costumavam trancar os funcionários durante o expediente para evitar greves. Durante o incêndio, as funcionárias não puderam deixar o local porque as portas estavam trancadas.

Para homenagear as vítimas, mais de 100 mil pessoas participaram de uma marcha fúnebre. Os debates sobre precariedade do trabalho ganharam foco novamente.

Durante os debates, foi decidido que a comemoração da luta das mulheres passaria para o dia 8 de março do ano seguinte.

No ano de 1917, na Rússia, mulheres que trabalhavam no setor têxtil realizaram uma greve no dia 8 de março para pedir o apoio dos operários do setor metalúrgico.

Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março passou a se tornar símbolo de homenagem às mulheres, principalmente depois da greve ocorrida na Rússia, associando também ao evento do incêndio em 25 de março em Nova York.

Foi apenas em 1975 que o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de combater a desigualdade e discriminação de gênero.

*Com informações do Valor Econômico e Brasil Escola

Compartilhe