Saiba quantas pessoas cabem na Avenida Paulista após divergências sobre público no ato de Bolsonaro
A Av. Paulista tem aproximadamente 2,8 quilômetros de extensão e uma largura máxima de 47 metros, numa área total de uns 130.000 metros quadrados

Segundo estimativas do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25) na Avenida Paulista atraiu cerca de 185 mil pessoas por volta das 15h, momento de maior concentração.
Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo relatou que aproximadamente 600 mil pessoas estiveram presentes no local, e 750 mil no total, considerando o público nas ruas adjacentes.
Os pesquisadores da USP realizam a projeção com base em imagens aéreas – o número final é calculado do momento maior concentração de manifestantes. A SSP não explicou o metódo usado.
Diante dessas divergências entre as estimativas, muitos internautas estão se perguntando quantas pessoas cabem na Avenida Paulista?
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Continue lendo a matéria para descobrir qual o tamanho do público que pode ser comportado pela principal avenida da maior cidade da América Latina
QUANTAS PESSOAS CABEM NA AVENIDA PAULISTA?
Segundo dados da prefeitura de São Paulo, a Av. Paulista tem aproximadamente 2,8 quilômetros de extensão e uma largura máxima de 47 metros, numa área total de 135.500 metros quadrados. Nesta conta são incluídos canteiros, pontos de ônibus e trechos em obras.
Em multidões concentradas, cientistas contam quatro pessoas por metro quadrado. No entanto, admitem que é possível haver sete pessoas por m², como acontece, por exemplo, em metrôs e trens lotados.
Sendo assim, se a avenida estiver realmente abarrotada em toda a sua extensão, cabem 948,5 mil na Paulista, no máximo (usando a referência de um metrô lotado).
Se a referência for o adotado normalmente por cientistas, a lotação máxima da Av. Paulista cai para 542 mil.
EVENTO DE BOLSONARO NA PAULISTA
Pouco depois das 16h, Bolsonaro dirigiu-se aos manifestantes. Em seu discurso, abordou, entre outros temas, a operação da Polícia Federal (PF) que investiga uma suposta organização de uma tentativa de golpe de Estado.
O ex-presidente destacou que o estado de sítio está previsto na Constituição, mas negou ter planejado a convocação dessa medida.
Além de Bolsonaro, também discursaram na manifestação a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), os senadores Magno Malta (PL-ES) e Rogerio Marinho (PL-RN), e o pastor Silas Malafaia.