MANIFESTAÇÃO | Notícia

Saiba quantas pessoas cabem na Avenida Paulista após divergências sobre público no ato de Bolsonaro

A Av. Paulista tem aproximadamente 2,8 quilômetros de extensão e uma largura máxima de 47 metros, numa área total de uns 130.000 metros quadrados

Por Marcelo Aprígio Publicado em 26/02/2024 às 9:08 | Atualizado em 26/02/2024 às 9:25

Segundo estimativas do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25) na Avenida Paulista atraiu cerca de 185 mil pessoas por volta das 15h, momento de maior concentração.

Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo relatou que aproximadamente 600 mil pessoas estiveram presentes no local, e 750 mil no total, considerando o público nas ruas adjacentes.

Os pesquisadores da USP realizam a projeção com base em imagens aéreas – o número final é calculado do momento maior concentração de manifestantes. A SSP não explicou o metódo usado.

Diante dessas divergências entre as estimativas, muitos internautas estão se perguntando quantas pessoas cabem na Avenida Paulista?

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Continue lendo a matéria para descobrir qual o tamanho do público que pode ser comportado pela principal avenida da maior cidade da América Latina

QUANTAS PESSOAS CABEM NA AVENIDA PAULISTA?

Segundo dados da prefeitura de São Paulo, a Av. Paulista tem aproximadamente 2,8 quilômetros de extensão e uma largura máxima de 47 metros, numa área total de 135.500 metros quadrados. Nesta conta são incluídos canteiros, pontos de ônibus e trechos em obras.

Em multidões concentradas, cientistas contam quatro pessoas por metro quadrado. No entanto, admitem que é possível haver sete pessoas por m², como acontece, por exemplo, em metrôs e trens lotados.

Sendo assim, se a avenida estiver realmente abarrotada em toda a sua extensão, cabem 948,5 mil na Paulista, no máximo (usando a referência de um metrô lotado).

Se a referência for o adotado normalmente por cientistas, a lotação máxima da Av. Paulista cai para 542 mil.

EVENTO DE BOLSONARO NA PAULISTA

Pouco depois das 16h, Bolsonaro dirigiu-se aos manifestantes. Em seu discurso, abordou, entre outros temas, a operação da Polícia Federal (PF) que investiga uma suposta organização de uma tentativa de golpe de Estado.

O ex-presidente destacou que o estado de sítio está previsto na Constituição, mas negou ter planejado a convocação dessa medida.

Além de Bolsonaro, também discursaram na manifestação a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), os senadores Magno Malta (PL-ES) e Rogerio Marinho (PL-RN), e o pastor Silas Malafaia.

Compartilhe