Comissão da Alepe acompanha problemas em seleção de gestores escolares da rede estadual
Problemas no sistema de inscrição ocasionaram falhas na anexação de documentos de candidatos no momento do cadastro

A Comissão de Educação da Alepe anunciou que vai acompanhar os desdobramentos da seleção de gestores escolares promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Nos últimos dias, diversos candidatos relataram problemas no processo de inscrição.
Em reunião realizada na última quarta-feira (21), o presidente do colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB), afirmou que a comissão foi procurada por candidatos que reclamavam do sistema eletrônico disponibilizado para inscrição.
Em nota enviada ao Jornal do Commercio, a SEE alegou inicialmente que o processo estava correndo de forma regular. Depois, voltou atrás e publicou uma portaria autorizando os inscritos a anexar novamente a documentação que se tornou faltante por causa da falha no sistema de inscrição.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Segundo o deputado Renato Antunes (PL), que integra a comissão, cerca de 23% dos candidatos foram desclassificados por falta de certidão ocasionada pelas dificuldades na inscrição.
"Agora eles terão um prazo para apresentar essa documentação, e ninguém será desclassificado por falta de certidão. A situação já foi contornada e haverá tempo hábil para todos participarem”, pontuou o parlamentar.
O deputado João Paulo (PT) afirmou que a solução apresentada pelo governo não impede que a comissão siga acompanhando a conclusão do processo: "a iniciativa do governo é importante, mas o papel desta comissão é saber se a questão será de fato resolvida”.
Waldemar Borges comunicou que a comissão vai se reunir com a secretaria de Educação e Esportes.
"Fizemos contato com o Ministério Público e decidimos procurar a secretária para tentar esclarecer essa situação. A gente vai acompanhar, para dirimir qualquer dúvida e impedir que qualquer postulante seja prejudicado por algum motivo que não seja de sua responsabilidade”, anunciou o presidente.