INSS: descubra como fica o atendimento do INSS no carnaval
Serviços do INSS sofrem mudanças durante o Carnaval; confira

Os trabalhadores e aposentados que dependem dos serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem estar cientes das mudanças nos horários durante o período de Carnaval.
Embora não seja considerado um feriado nacional, as agências terão horários diferenciados de funcionamento, conforme confirmado recentemente.
Com a crescente adoção de aplicativos e sites para acesso aos serviços do INSS, o atendimento presencial tem sido relegado a uma segunda opção.
A tecnologia tem se tornado a preferência para muitos usuários. No entanto, ainda existem situações em que a presença física é indispensável, especialmente para determinados serviços que requerem atendimento direto.
ATENDIMENTO DO INSS NO CARNAVAL 2024
Portanto, aqueles que precisam de assistência do INSS devem reorganizar seus planos, pois as agências seguirão o esquema de ponto facultativo conforme orientação do governo federal.
Isso implica em ajustes nos horários de funcionamento, que serão os seguintes:
- 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo): fechado como de costume;
- 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira): fechado devido ao Carnaval;
- 14 de fevereiro (quarta-feira): volta do atendimento a partir das 14h00.
Além disso, os usuários que dependem da Central de Atendimento Eletrônica, através do número 135, devem estar cientes de possíveis alterações nos atendimentos humanos durante esse período.
- De sábado (10) até terça-feira (13): atendimento humano das 17h às 18h, após esse horário atendimento por robô;
- Quarta-feira (14): atendimento humano normal, das 08h às 22h.
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DO INSS DISPONÍVEIS
Enquanto o atendimento presencial e telefônico do INSS estiver suspenso, os serviços online permanecerão disponíveis.
Por meio do Meu INSS, seja no site ou no aplicativo, são oferecidos mais de 100 serviços, sendo que alguns deles não exigem login para acesso.
O acesso é totalmente gratuito, e quem quiser poderá usar os serviços qualquer lugar. É possível:
- Pedir um novo benefício;
- Acompanhar o pedido já feito;
- Incluir documentos que faltam no seu pedido;
- Bloquear ou desbloquear empréstimo consignado;
- Emitir extrato de pagamento;
- Consultar valores a serem pagos.