Lula e Bolsonaro perdem posto para Milei e não terão bonecos gigantes no Carnaval de Olinda
Esta é a segunda vez, desde 2007, que o mandatário do país não será representado por um boneco gigante

No Carnaval 2024, Olinda não vai ter boneco gigante do presidente Lula (PT) nem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Esta é a segunda vez, desde 2007, que o mandatário do país não será representado por esculturas da Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda. A primeira vez sem representação foi ano passado. Segundo os organizadores, a medida foi adotada por causa da polarização política.
"Por causa do momento tão polarizado, a gente preferiu dar um tempinho na tradição de sempre ter o boneco da Presidência em vigor no desfile", explicou Leandro Castro, criador e produtor da Embaixada dos Bonecos Gigantes.
Com os adversários políticos 'barrados', será o boneco do presidente da Argentina, Javier Milei, que terá a oportunidade de desfilar pela Marim dos Caetés.
"Vamos colocar todo mundo para cair no frevo em ritmo de tango com o Milei", disse Castro, lembrando que o Rei Charlles III e a Rainha Elizabeth, que morreu em 2022, também serão representados pelos bonecos.
PRESIDENTES NO CARNAVAL DE OLINDA
A tradição dos bonecos gigantes representando o presidente da República teve início durante o segundo mandato de Lula.
O boneco mais recente foi o de Bolsonaro, criado em 2019 e que desfilou pela última vez em 2020, ao lado do boneco da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Naqule ano, os bonecos, por onde passavam eram vaiados pelos foliões.
Além desses, bonecos dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) também chegaram a desfilar pelas ladeiras de Olinda.
Na embaixada, também há bonecos de diversos presidentes, como o marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro a assumir a presidência do Brasil, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso.
BONECOS GIGANTES DE OLINDA
Atualmente, a Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda conta com um acervo de mais de 700 bonecos.
A instituição promove dois desfiles durante os dias de folia. O primeiro é a Apoteose dos Gigantes, na segunda de Carnaval, em Olinda.
A concentração, que reúne 100 bonecos, acontece no Alto da Sé, e tem saída prevista para as 10h.
Já terça, é a vez do Recife Antigo, bairro onde está a sede da embaixada, receber os gigantes para a folia.