Os profissionais de enfermagem do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), situado em Niterói, Rio de Janeiro, denunciaram discrepâncias no pagamento do piso salarial da enfermagem.
Segundo a Lei 14.581/23 (PLN5), que regulamenta o piso salarial da enfermagem, os enfermeiros em todo o Brasil deveriam receber R$ 3.238,64 em janeiro deste ano, enquanto os técnicos de enfermagem teriam direito a R$ 2.267,05.
ERRO NO PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM INDGNA FUNCIONÁRIOS:
Segundo relatos dos profissionais, a expectativa de receber o pagamento de acordo com o piso salarial da enfermagem foi frustrada ao conferirem seus contracheques nesta quarta-feira (3).
O valor aguardado não foi repassado, gerando indignação entre os funcionários. Os profissionais expressaram sua frustração, sentindo-se ludibriados, ao constatar que o piso salarial da enfermagem não foi atualizado.
Nos sentimos como palhaços. Estava contando com o dinheiro esse mês, mas não caiu. Ninguém da unidade recebeu o valor atualizado. O pagamento do retroativo foi feito, mas a frustração é que não vimos a quantia do piso nacional na conta agora em janeiroEnfermeira Anônima
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como é feito o pagamento retroativo
PISO DA ENFERMAGEM: SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO SE PRONUNCIA
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro esclareceu, em nota, que o pagamento do piso salarial da enfermagem referente ao trabalho realizado em dezembro será efetuado ao longo de janeiro.
A Secretaria assegurou que os recursos já foram repassados às empresas responsáveis e que os profissionais do Hospital Estadual Azevedo Lima receberão, ao longo do mês de janeiro, os valores correspondentes ao mês de dezembro.
Informou ainda que recebeu do Ministério da Saúde os repasses relativos à complementação do piso salarial da enfermagem em dezembro de 2023, além da parcela correspondente ao abono natalino.