QUEM GANHOU ELEIÇÃO NA ARGENTINA? Votação é encerrada; acompanhe APURAÇÃO AO VIVO
Confira apuração e saiba quem ganha as eleições na Argentina 2023

A votação das Eleições da Argentina 2023 neste domingo (22) foram encerradas às 18h. Os cidadãos votaram no primeiro turno para eleger presidente, vice-presidente e representantes do Congresso pelos próximos quatro anos.
De acordo com a Dirección Nacional Electoral (Dine) quase 75% do eleitorado compareceu para votar hoje. O secretário-geral da Presidência Julio Vitobello disse que a eleição ocorreu com "total normalidade, calma e paz".
Javier Milei, Patricia Bullrich e Sergio Massa são os candidatos a presidente com maior chance de vencer hoje. Caso aconteça um empate, os dois candidatos mais votados vão para o segundo turno marcado para 19 de novembro.
É preciso ter mais de 45% dos votos, ou mais de 40% se a diferença para o segundo colocado for maior do que 10% para vencer o primeiro turno.
Quando sai o resultado da eleição na Argentina 2023?
As primeiras prévias do resultado da eleição na Argentina devem sair por volta das 22h.
Os resultados serão disponibilizados no site resultados.gob.ar. No entanto, o número definitivo de todos os votos provavelmente só será apresentado no final da semana, após contagem e recontagem.
Segundo informações do jornal Clarín, aproximadamente 30% das urnas já passaram pelo processo de apuração. Estrategistas das campanhas de Milei, Massa e Bullrich estão trabalhando com a perspectiva de um segundo turno.
A apuração estaria em estágio mais avançado nas províncias de Córdoba, Mendoza, Santa Fé e La Pampa.
De acordo com as primeiras parciais, Javier Milei e Sergio Massa devem disputar o segundo turno.
ACOMPANHE A APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES ARGENTINA 2023 AO VIVO
CANDIDATOS DAS ELEIÇÕES NA ARGENTINA 2023
Veja quem são os três candidatos à presidência da Argentina com maior chance de vencer hoje:
Javier Milei:
Candidato de orientação conservadora nas eleições, vinculado à coalizão Libertad Avanza. Com uma formação em economia e experiência no setor bancário, ele foi eleito deputado federal em 2021.
Nas eleições primárias de agosto, ele liderou com 29,86% dos votos.
Patricia Bullrich
Integrante da coligação de oposição Juntos Pela Mudança, alinhada com o ex-presidente Mauricio Macri. Como candidata de centro-esquerda, ela é uma cientista política que ocupou os cargos de ministra da Segurança e, anteriormente, do Trabalho.
Nas primárias, ela obteve o segundo lugar com 28% dos votos.
Sergio Massa
Atual ministro da Economia da Argentina e ex-presidente da Câmara dos Deputados. Ele representa a coalizão Unión por la Patria como candidato governista.
Nas eleições primárias de agosto, ele conquistou a terceira posição com 27,27% dos votos.
Além dos candidatos citados acima, Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e Myriam Bregman (Frente de Izquierda) também estão na disputa.