Piso Salarial Enfermagem: recebem nesta sexta (29) os enfermeiros da rede estadual de Pernambuco
Governo Raquel Lyra paga nesta sexta (29) o piso salarial enfermagem para profissionais ligados à rede estadual. Sindicatos se preocupam com inconsistência na distribuição do valor, representantes afirmam que nem todos os enfermeiros receberão hoje

Nesta sexta-feira (29), começa o pagamento do valor retroativo do piso salarial enfermagem para os enfermeiros que trabalhem para rede estadual de Pernambuco. Após reivindicações da categoria, a portaria com os critérios de repasse foi publicada nesta terça-feira (26).
Piso Salarial Enfermagem começa a ser pago para enfermeiros da rede estadual nesta sexta (29)
De acordo com as informações do Governo de Pernambuco, cerca de 20,8 mil profissionais da enfermagem terão acesso ao pagamento retroativo do piso salarial enfermagem. Essa categoria é formada por enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras de instituições públicas ligadas ao estado e instituições filantrópicas.
Apenas para rede estadual de Pernambuco, foi repassado pelo Governo Federal R$ 99.897.244. Essa quantia visa cobrir a diferença do piso salarial enfermagem nos meses de maio, junho, julho e agosto, períodos em que a medida já estava aprovada mas ainda não havia tido a distribuição dos recursos por parte da União.
Ainda nesta sexta, a Secretaria de Saúde de Pernambuco lançou uma plataforma para que os enfermeiros possam verificar os valores que receberão no piso salarial enfermagem. O sistema ENFSUS pode ser acessado pelo endereço https://dgmog.saude.pe.gov.br/enfSus/index.
Entenda como será PAGAMENTO RETROATIVO do PISO DA ENFERMAGEM
Pagamento do Piso Salarial Enfermagem terá inconsistências
Apesar de ter confirmado o pagamento para esta sexta, o Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe), por meio da presidente Ludmila Outtes, indicou que foi repassado pela Secretaria de Administração de Pernambuco que a distribuição do valor do piso salarial enfermagem terá inconsistências causadas por problemas no cadastro dos dados do InvestSUS. Com isso, alguns enfermeiros não receberão ainda hoje.
Sobre a questão das inconsistências, o presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, afirmou que "a cada mês, será aberta uma janela para correção de inconsistências dos entes federativos para que o piso seja repassado corretamente".
O pagamento do piso salarial enfermagem ainda está em processo de tramitação para servidores da Prefeito do Recife e diversas outras localidades de Pernambuco.
Como a portaria do Ministério da Saúde previa o prazo de até 30 dias desde o repasse da União, o Blog de Jamildo procurou a pasta federal para questionar se haveria algum tipo de sanção para os entes federados que atrasassem a distribuição do recurso aos enfermeiros.
Sobre o tema, o Ministério da Saúde respondeu que a portaria do piso salarial enfermagem não prevê punições porque essa prática iria ferir a autonomia dos entes federados e que a portaria só poderia estabelecer critérios e recomendações sobre o pagamento.
%MCEPASTEBIN%