CPMI

QUEM É MAURO CID: Como foi o depoimento de Mauro Cid na CPMI do 8 de Janeiro; veja vídeo

Antes de declarar silêncio, Mauro Cid falou sobre acusações; assista

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 11/07/2023 às 12:02
Notícia

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou seu direito de permanecer calado durante seu depoimento à CPMI dos atos de 8 de janeiro, nesta terça-feira (11).

Cid pode ficar em silêncio em relação a perguntas que possam incriminá-lo, mas é obrigado a dizer a verdade quanto aos demais questionamentos.

A ministra Cármen Lúcia determinou que ele comparecesse à comissão, mas não é obrigado a produzir provas contra si mesmo e pode ser assistido pelo advogado durante todo o tempo do depoimento. O direito ao silêncio foi concedido ao militar pelo STF.

Mauro Cid chegou fardado à CPI, escoltado pela Polícia do Exército, já que a custódia está a cargo dos militares. Ele foi convocado na condição de testemunha, mas sua defesa argumentou intenção da CPMI de investigá-lo.

Depoimento de Mauro Cid

Segundo o UOL, antes de declarar seu silêncio, ele falou sobre sua trajetória nas Forças Armadas, sua função no governo Bolsonaro e as investigações das quais é alvo no STF. 

"Por todo o exposto e sem qualquer intenção de desrespeitar vossas excelências e os trabalhos conduzidos por essa CPMI, considerando a minha inequívoca condição de investigado, por orientação da minha defesa e com base na ordem no habeas corpus 229323, concedido em meu favor pelo STF, farei uso ao meu direito constitucional ao silêncio".

Mauro Cid Bolsonaro

Mauro Cid é investigado nos seguintes casos:

  • Minuta do golpe, encontrada no celular dele;
  • Mensagens de teor golpistas em seu celular, enviadas para Ailton Barros;
  • Fraude nos cartões de vacinação de Bolsonaro contra Covid-19;
  • Pagamento de despesas de Michelle Bolsonaro em dinheiro vivo.

Tags

Autor