ESQUERDA

FORO DE SÃO PAULO: O que é o Foro de São Paulo, quem financia e como foi participação de Lula?

Entenda o que é o Foro de São Paulo e qual o objetivo da reunião de partidos da esquerda

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 30/06/2023 às 11:38
Notícia

O presidente Lula (PT) participou, na última quinta-feira (29), da abertura do 26º Foro de São Paulo, realizado em Brasília. O encontro reúne líderes da esquerda latino-americana para debater o futuro da política e dos seus respectivos países. Nessa matéria, você vai ver:

  • O que é o Foro de São Paulo?
  • Quem financia o Foro de São Paulo?
  • Lula no Foro de São Paulo 2023
  • Crimes do Foro de São Paulo? 

O que é o Foro de São Paulo?

O Foro de São Paulo é uma reunião de partidos progressistas criada em 1990 pelo Partido dos Trabalhadores após a queda do Muro de Berlim, na Alemanha, em conjunto com legendas da América Latina e do Caribe. O Foro tem esse nome pois São Paulo foi a primeira cidade a sediar o encontro.

Na época da criação, um dos propósitos do grupo era combater a expansão neoliberalismo que se disseminava pelo mundo. Atualmente, objetivo é discutir a conjuntura internacional e a implantação de políticas governamentais nas regiões, consolidando a ideia de integrar o continente e ampliar o intercâmbio entre os países. 

Ao todo, o Foro reúne 121 partidos dos vários países integrantes. Além do PT, participam como entidades brasileiras o PDT, o PCdoB e o PCB.

Lula e Fernández comemoram 200 anos de relações diplomáticas

Quem financia o Foro de São Paulo 2023?

O Foro é uma organização internacional, liderada por chefes de governos de vários países, e não possui um financiador definido publicamente, mas ele é de responsabilidade dos partidos de esquerda internacionais que integram o grupo.

Lula no Foro de São Paulo

Lula foi um dos fundadores do Foro de São Paulo e atua como primeiro secretário do grupo. Na última quinta-feira (29), ele participou da abertura do 26º encontro, em Brasília.

"Muitas vezes nós, na esquerda latino-americana, nos destruímos porque usamos nossos adversários, os meios de comunicação para falar mal de nós, para tentar nos destruir, para mostrar nossos defeitos, porque as virtudes nunca são mostradas", discursou Lula na abertura.

"Nós não temos tempo a ficar brigando por coisas menores. Quem fazia críticas ao companheiro Tabaré ou Pepe Mujica sabe quanta falta fazem eles no poder para a gente poder fazer críticas. É muito melhor ter um companheiro da gente cometendo alguns equívocos para a gente poder criticar do que ter alguém de direita que não permite sequer a gente ter espaço para fazer críticas”, disse em referência aos ex-presidentes do Uruguai, Tabaré Vasquez e Pepe Mujica".

Além de Lula, participaram do encontro a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e a presidente do PT, Gleisi Hoffman. O Foro segue até o dia 2 de julho.

Crimes do Foro de São Paulo? Veja o que diz Gleisi Hoffman

Tags

Autor