CHUVAS NO RECIFE: Prefeitura abre cinco abrigos para atender a população atingida pelas chuvas; veja endereços
Abrigos da prefeitura do Recife estão distribuídos em cinco bairros e recebem demanda espontânea

A prefeitura do Recife abriu cinco abrigos para acolher famílias que estejam desabrigadas ou que tiveram que deixar suas casas provisoriamente por causa das fortes chuvas que caem sobre a Região Metropolitana desde a madrugada desta quarta-feira (24).
Os espaços estão distribuídos em cinco bairros diferentes e recebem pessoas que estão chegando espontaneamente ao local ou que estejam sendo encaminhadas da Secretaria Executiva de Defesa Civil.
Mais cedo, a gestão João Campos emitiu alerta máximo de atenção para a população, e pediu que os cidadãos evitassem sair de caso, salvo em extrema necessidade. O prefeito também cancelou a apresentação do São João da cidade, que aconteceria na manhã de hoje no Sítio da Trindade.
Endereços dos abrigos da Prefeitura do Recife
- CSU Bidu Krause: Avenida 11 de agosto, SN;
- Escola Paulo Sexto VI: Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro;
- Escola Diná de Oliveira: Rua São Mateus, s/n, Iputinga;
- Escola Célia Arraes: Rua José Noya, 117, Várzea;
- Igreja Batista de Coqueiral: Rua Coripós, 91, Coqueiral.
A prefeitura aponta que o acumulado de chuvas já chega a quase 120mm nas últimas 24h. As aulas da rede municipal foram suspensas, assim como o atendimento em serviços como agências de emprego, equipamentos culturais, como museus e teatros, e as unidades do Compaz.
O Procon Recife também não funciona nesta segunda-feira. Os consumidores poderão registrar suas denúncias pelo Whatsapp (81) 3355 3286 ou pelo site procon.recife.pe.gov.br.
Alerta Máximo da Prefeitura do Recife
O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou em Estágio de Alerta Máximo às 7h20 desta quarta-feira (24). Isso indica que a rotina da cidade foi impactada por chuvas extremas.
A orientação da prefeitura é que a população permaneça em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento.
Mais cedo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) afirmou estar acompanhando o impacto da chuva desde a madrugada. A prefeitura da capital emitiu alerta máximo de atenção.
"Foram mais de 75mm nas últimas 6 h e nossas equipes estão mobilizadas no apoio à população. Com a maré subindo e a previsão de mais chuva, suspendemos as aulas e orientamos a população a evitar deslocamentos", escreveu Campos.
Níveis de chuva
Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 117,59 mm na estação pluviométrica do Pina, o equivalente a mais de um terço da média histórica de todo o mês de maio, que é de 328,90mm. A previsão de tempo indica possibilidade de chuvas moderadas no Recife nas próximas 24 horas.
A Defesa Civil do Recife mantém plantão permanente e até o momento já recebeu 194 chamados da população, referentes a pedidos de vistorias e solicitação de lonas. O telefone da Defesa Civil é 0800.081.3400, com ligação gratuita.
Principais pontos de alagamento no Recife
- Av. Recife x Dois Rios
- Av. Antônio de Góes - Pista Sul
- Av. Caxangá
- Av. Gen. San Martin
- BR-101 Rod. Gov. Mário Covas
- Av. Gov. Agamenon Magalhães - Pista Central
- Av. Norte Miguel Arraes de Alencar
- Av. Eng. Domingos Ferreira - Pista Oeste
- Av. Mal. Mascarenhas de Morais x Próx. a Hinduai
- Est. dos Remédios
- Av. Sul
- Av. Recife
- Av. Eng. Abdias de Carvalho
- Av. Cruz Cabugá