GRAMPINHO

Lula chama ACM Neto de "Grampinho" durante evento na Bahia; entenda motivo do apelido

Apelido remete ao avô de ACM Neto, Antônio Carlos Magalhães; entenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 12/05/2023 às 11:05
Notícia

O presidente Lula (PT) se referiu ao ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, com um apelido pejorativo usado contra ele na década de 2000, e que remonta até ao avô do ex-prefeito de Salvador. Lula chamou ACM Neto de "Grampinho".

O termo foi usado durante a cerimônia de lançamento do Plano Plurianual, em Salvador, na manhã da última quinta-feira (11).

Lula fazia uma retrospectiva das eleições que o PT venceu na Bahia quando chamou ACM Neto pelo apelido, arrancando gargalhadas da plateia e de aliados.

PREFEITURA DE SALVADOR
ACM Neto - PREFEITURA DE SALVADOR

"Vim pra cá e o Jerônimo [Rodrigues, governador eleito] com 3% e o Grampinho quase 80%. O que aconteceu é que o homem que estava com 3% ganhou do outro que estava com 65% dos votos. E eu devo à Bahia muita gratidão não só por isso, mas porque em todas as eleições na Bahia eu ganhei no primeiro turno", afirmou o presidente.

Atualmente, o União Brasil de ACM Neto está na base aliada do governo Lula e comanda três ministérios (Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional), mas tem contrariado o Planalto nas votações de temas sensíveis.

O partido, presidido por Luciano Bivar, se diz independente, e briga por mais cargos no governo Lula.

Qual a origem do apelido "Grampinho"?

O apelido "Grampinho" foi dado a ACM Neto durante o primeiro governo Lula (2003 a 2006), quando seu avô, Antônio Carlos Magalhães, então senador pela Bahia, foi investigado em um escândalo por comandar um esquema de grampos ilegais no estado.

Na época, ACM Neto era deputado federal e opositor de Lula.

ACM Neto respondeu?

ACM Neto não respondeu à provocação de Lula. No entanto, fez um ataque ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas redes sociais, horas depois da declaração do presidente da República.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ele citou uma declaração feita pelo governador dias antes, em que falava que os indicadores de violência no estado "não são ruins".

Em seguida, o clipe mostra um compilado de notícias sobre casos de violência na Bahia. Na legenda, ACM provocou: "Para o governador Jerônimo Rodrigues, tá tudo bem com a segurança pública a Bahia. O que acham?" questionou aos seguidores.

Tags

Autor