WALLACE DO VÔLEI tem pena aumentada e é suspenso por 5 anos de competições oficiais
Em janeiro, Wallace fez um post nas redes sociais com ameaça de morte ao presidente Lula

O jogador Wallace Souza, o "Wallace do Vôlei", teve sua punição aumentada pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no caso em que publicou uma ameaça de morte ao presidente Lula. O caso aconteceu em janeiro deste ano.
Inicialmente impedido de atuar em jogos oficiais do COB por 90 dias, Wallace agora está suspenso por cinco anos, em decisão publicada nesta terça-feira (2).
A punição que impedia o jogador a atuar pela seleção brasileira por um ano também foi agravada, após o atleta disputar a final da Superliga no último domingo, mesmo suspenso por incitar ataques contra Lula.
O COB também suspendeu a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por seis meses do sistema do COB, impedindo o órgão de receber repasses financeiros dentro do período. Os conselheiros também determinaram que Ministério dos Esportes, Banco do Brasil, TCU sejam avisados "para fins de cancelamento de todo e qualquer financiamento ou ajuda material à referida Confederação".
O COB entendeu que a CBV "não apenas utilizou-se de artifícios para descumprir a decisão do Comitê Olímpico do Brasil, como permitiu a inscrição do atleta em jogo por ela promovido, desconsiderando decisão da entidade".
No último domingo, Wallace participou da final da Superliga de Vôlei. Ele saiu do banco de reservas e marcou o ponto que deu o título ao time mineiro.
Anteriormente, Wallace havia conseguido uma liminar do STJD para jogar as decisões da Superliga. A CBV então acionou o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), que deu ganho ao jogador.
O Conselho de Ética do COB, porém, alertou que o descumprimento de sua decisão poderia acarretar em "gravíssimas sanções".
Relembre o caso
No dia 31 de janeiro de 2023, Wallace fez uma publicação com teor de ameaça ao presidente Lula. O atleta, assumidamente bolsonarista, publicou uma foto em um clube de tiro e abriu uma caixinha de perguntas para que os seguidores pudessem interagir o conteúdo.
Uma das questões perguntava se ele "daria um tiro na cara do Lula com essa 12", se referindo a uma espingarda.
O jogador, por sua vez, compartilhou a pergunta em uma nova publicação e fez uma enquete para descobrir quem praticaria tal ato, perguntando "quem faria isso", acompanhado de uma carinha irônica de anjinho. A resposta chegou a registrar maioria pelo assassinato do presidente.