BOATO

É FALSO que homem que matou crianças em creche de Blumenau apoia Lula e fez o L em passeata

BOATO: Homem que matou crianças na creche em Blumenau não participou de ato a favor de Lula ou PT

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 07/04/2023 às 11:14
Notícia

Uma falsa mensagem que circula pelas redes sociais diz que o homem que matou quatro crianças numa creche em Blumenau participou de uma passeata a favor de Lula e "fez o L" durante o ato político.

A fake news está sendo compartilhada nas redes sociais de opositores do presidente Lula desde o dia do atentado, na última quinta-feira (5).

A montagem mostra uma passeata com uma multidão usando camisas vermelhas e fazendo o gesto do "L" com as mãos, e o rosto do assassino entre um dos manifestantes. O JC não vai exibir a montagem para não dar visibilidade ao criminoso.

O post falso acompanha a legenda "O monstro que interrompeu covardemente a vida de quatro crianças em SC ontem é fã do L".

Acontece que a imagem foi manipulada. A fotografia original foi capturada em outubro de 2022 durante passeata de apoio ao candidato do PT ao governo de Sergipe, Rogério Carvalho.

O assassino das crianças não aparece na foto original, e seu rosto foi implantado na imagem por meio de computação gráfica, sobreposto ao rosto de um manifestante legítimo presente no ato.

Veja a foto original

Reprodução/Instagram
Foto original de passeata em apoio ao PT em Sergipe está sendo usada em fake news que cita o homem que matou quatro crianças em creche em Blumenau - Reprodução/Instagram

FAKE NEWS: HOMEM QUE MATOU CRIANÇAS NA CRECHE EM BLUMENAU

Nas redes sociais, diversos opositores de Lula estão compartilhando a imagem numa tentativa de associá-lo ao presidente.

Por outro lado, apoiadores de Lula estão compartilhando a foto original para comprovar a fraude e a existência da fake news.

De acordo com o Boatos.org, não foram encontradas informações sobre as preferências políticas do homem que realizou o ataque à creche em Blumenau.

Lula repudiou ataque à creche

No dia do ataque, o presidente Lula repudiou o ato e se solidarizou com os pais das vítimas e classificou o ataque como ato de ódio e covardia.

"Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", escreveu Lula.

"Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse", completou o presidente.

ATAQUE CRECHE BLUMENAU: CRIANÇAS são ENTERRADAS após CRIME em BLUMENAU, SANTA CATARINA

Tags

Autor