LOTEX

RASPADINHA: Governo vai voltar com a Raspadinha nas Lotéricas? Veja como será a nova Loteria Instantânea

Raspadinha Lotex voltará a ser comercializada em breve

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 24/03/2023 às 10:21 | Atualizado em 24/03/2023 às 10:22
Notícia

O Governo Federal está preparando um decreto para reativar a venda da Lotex, a loteria instantânea conhecida como "raspadinha". A modalidade deixou de ser comercializada pela Caixa Econômica Federal em 2016.

A equipe econômica pode apresentar o projeto ao presidente Lula já no próximo mês de abril. A expectativa é que a arrecadação da nova loteria seja de R$ 3 bilhões a R$ 5 bilhões ao ano.

O produto era vendido até 2016, quando entrou no Plano Nacional de Desestatização. Em 2019, um consórcio internacional se interessou pela concessão, nas não houve entendimento com o governo e a companhia se retirou do processo.

Como fazer raspadinha?

Segundo o UOL, o Governo Federal vai abrir uma licitação para concessão da operação da nova Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), que será assumida pela Caixa Econômica Federal até que o governo finalize o processo de licitação.

As vendas da nova raspadinha deverão ser feitas de forma física e online. No formato convencional, será comercializado um cartão em que a pessoa raspa o local indicado e encontra um possível prêmio.

Na versão online, o site disponibilizará uma versão virtual do cartão, que deverá ser raspada utilizando o cursor do mouse.

Inclusão

O decreto prevê que a venda da nova raspadinha seja feita exclusivamente por pessoas com deficiência. O governo considera que a medida pode funcionar como uma política de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Pessoas sem deficiência só poderão comercializar a raspadinha se não houver nenhuma pessoa nessa condição na região. Caso a regra seja descumprida, a Caixa ou a empresa concessionária poderão sofrer sanções e até perder a autorização para comercializar a Lotex.

Correspondentes ou empresários lotéricos que assumirem a Lotex deverão disponibilizar um local com acessibilidade para os portadores com deficiência venderem o produto físico.

Tags

Autor