LULA GORDOFÓBICO? Entenda fala de Lula sobre comida e saiba por que ele foi chamado de gorfofóbico
LULA GORDO: Veja fala de Lula sobre fome e saiba por que presidente Lula foi chamado de gordofóbico

O presidente Lula vem sendo acusado de gordofobia por causa de uma fala proferida durante a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no último dia 28 de fevereiro.
O órgão é um braço do Sistema Nacional de Segurança Alimentar, responsável pelo assessoramento na criação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas para o direito humano à alimentação.
O Consea foi criado em 1993, no governo Itamar Franco, e havia sido desativado há quatro anos pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
LULA FALA SOBRE A FOME NO BRASIL
Em seu discurso de reinstalação do órgão, Lula falou sobre a reposição do Brasil no mapa da fome da ONU.
"Quando eu desci a rampa do Palácio do Planalto no dia 1º de janeiro de 2011, achei que nunca mais iria falar de fome no Brasil, nem que a massa salarial do povo brasileiro estaria caindo e que o salário mínimo não aumentaria. Sonhei isso e ainda acredito que é possível", disse.
"Para minha surpresa, 13 anos depois, o país está pior. Eu acredito piamente que podemos voltar a fazer esse país a sorrir, de barriga cheia. O Brasil pode voltar a ser o país que nós sonhamos”, discursou o petista.
LULA GORDOFÓBICO? ENTENDA
Em outro trecho do discurso, Lula proferiu uma fala que foi considerada problemática pelos opositores. Eles afirmam que Lula foi gordofóbico. Ou seja, Lula teria praticado preconceito contras pessoas gordas.
A fala foi dita quando Lula fazia um paralelo sobre a capacidade produtiva do Brasil no segmento de alimentos e a fome em camadas mais pobres da população.
"Se nesse país a gente produz alimento demais e tem gente com fome, significa que alguém está comendo mais do que deveria comer, para que o outro pudesse comer um pouco", disse o presidente.
LULA GORDOS: Veja fala de Lula sobre a fome
Lula sobre comida: veja repercussão
Rapidamente, adversários políticos do presidente passaram a afirmar que Lula estaria praticando gordofobia, apontando o dedo para pessoas com compulsão alimentar, entre outros problemas. Confira a repercussão.