PERFIL TORQUATO JARDIM

TORQUATO JARDIM: saiba quem é o ex-ministro pai de Tomas Bertoni, acusado de agredir Titi Muller

Ex-ministro Torquato Jardim é pai de Tomas Bertoni, músico acusado de agredir a ex-esposa Titi Muller; veja perfil

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 24/02/2023 às 8:29

O nome do ex-ministro Torquato Jardim voltou aos holofotes na última quinta-feira (23) após a apresentadora Titi Muller acusar seu ex-marido, o músico Tomas Bertoni, filho de Torquato, de violência física e psicológica contra ela.

Importante jurista brasileiro, Torquato foi presidente do TSE e ministro de duas pastas no Governo Michel Temer, entre 2016 e 2018. Confira, abaixo, o perfil do magistrado.

TORQUATO JARDIM PERFIL

Advogado e jurista, Torquato Jardim foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 1988 e 1996, chegando a presidir o órgão. Advogado especializado em Direito Eleitoral, ele é considerado uma das maiores autoridades do Brasil nessa área.

Ele assumiu o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União ainda no mandato interino de Michel Temer, em junho de 2016, após o afastamento da então presidente Dilma Rousseff.

Torquato permaneceu no posto até 31 de maio de 2017, quando assumiu o Ministério da Justiça, substituindo Osmar Serraglio.

O ministro liderou a pasta até o final do mandato de Temer, em 31 de dezembro de 2019, quando o ex-presidente foi sucedido por Jair Bolsonaro. Na ocasião, quem assumiu a Justiça foi Sergio Moro.

Durante a carreira, ele também foi advogado do partido Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, atuando no registro da sigla junto à Justiça Eleitoral.

CASO TITI MULLER TOMAS BERTONI

Instagram
Titi Müller e o ex-marido - Instagram

A apresentadora Titi Muller revelou, em entrevista a um podcast, na semana passada, que sofreu violência física e psicológica por parte do ex-marido Tomas Bertoni desde 2020, no início da gestação do filho do casal.

Somente ontem, porém, o caso ganhou repercussão nacional. Em uma briga judicial após o divórcio, ela afirma que uma liminar a proíbe de citar o ex-marido ou seus familiares nas redes sociais, sob pena de multa.

"Tem uma liminar que meu ex-marido pediu, para que eu não citasse ele - e pessoas da família dele - em rede social sob multa. Então isso é absolutamente inconstitucional. Enfim, eu estou aí sob mordaça", disse Titi na entrevista.

"Nós estamos falando de uma pessoa que está em situação de violência. Ela tem algumas ações, não é só uma ação e nós estamos atuando nessa ação que está investigando violência doméstica narrada pela nossa cliente, bem como uma ação cível, vinculada às violências que também foram narradas pela vítima", disse a advogada de Titi, Ana Carolina Fleury.

Tomás Bertoni é integrante da banda Scalene e foi casado com Titi durante 2 anos, se divorciando em 2021.

Em 2021, Titi Muller publicou uma indireta nas redes sociais chamando a família do ex-marido de "clã golpista".

CASO TITI MULLER: ENTENDA

Tags

Autor