MERCADANTE BNDES: Lula participa da posse de Mercadante como presidente do BNDES
Mercadante toma posse como presidente do BNDES nesta segunda-feira

O presidente Lula participa, na manhã desta segunda-feira (6), da cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). O evento está marcado para começar às 10h, na sede do banco, no Rio de Janeiro, onde o presidente deve desembarcar agora pela manhã.
Mercadante foi anunciado por Lula como novo presidente do BNDES em 12 de dezembro do ano passado. O anúncio foi acompanhado de uma polêmica, já que o ex-deputado e ex-ministro participou ativamente da campanha de Lula em 2022, o que o impediria de assumir cargo público, de acordo com a Lei das Estatais.
O TCU, porém, declarou não haver impedimento, pois, segundo o Tribunal, Mercadante teve participação de "natureza intelectual" não remunerada na campanha, o que não geraria empecilhos pela lei.
Ainda no Rio de Janeiro, Lula deve encontrar o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e a ministra da Saúde Nísia Trindade, segundo O Globo, para eventos públicos.
QUEM É ALOIZIO MERCADANTE
Aloizio Mercadante Oliva tem 68 anos e é economista, mestre em Ciência Econômica e doutor em Teoria Econômica. Ele é professor licenciado de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Foi deputado federal pelo PT por dois mandatos e, em 2002, foi eleito o senador com a maior votação da história até então. Também foi ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, da Educação e da Casa Civil no governo Dilma Rousseff.
No comando do BNDES, Mercadante deve liderar a volta dos financiamentos do banco para serviços no exterior, anunciados por Lula recentemente e alvo de críticas de economistas e da oposição.
À frente do banco, ele também deve gerenciar o aumento da oferta de crédito para investimento de pequenas e médias empresas, o financiamento da transição energética, aceleração da digitalização das escolas públicas e questões da Amazônia.