Associação diz que Ambev tem rombo de R$ 30 bilhões em manobras tributárias; cervejaria pertence ao grupo que controla Americanas
Ambev pertence ao trio de sócios da 3G Capital, dona das Americanas

A Ambev, que pertence ao mesmo guarda-chuva do trio de empresários donos da Americanas, pode apresentar dívidas bilionárias semelhantes às da varejista. A informação é da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), e foi publicada nesta quarta-feira (1º) pela Veja.
Segundo a CervBrasil, que representa cervejarias menores, a Ambev pode ter dívidas com impostos federais, estaduais e municipais. O rombo estimado é de R$ 30 bilhões.
A Ambev pertence à AB-INBev, que tem como acionistas os bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, sócios da 3G Capital, controladora das Americanas.
A suposta dívida da Ambev foi descoberta por meio de um estudo da consultoria AC Lacerda, contratada pela CervBrasil. A associação acusa a empresa de inflacionar o preço de componentes usados na produção de refrigerantes, passíveis de isenção e geração de créditos fiscais na Zona Franca de Manaus.
Segundo a associação, a manobra faz com que a empresa acumule, irregularmente, mais créditos tributários do que tem direito, desfalcando o erário e lucrando mais.
AMBEV AÇÕES
O diretor-geral da CervBrasil, Paulo Petroni, afirma que, pelo menos desde 2017, relatórios de fiscalização da Receita Federal apontam “bilhões e bilhões de ilícitos tributários cometidos pelos fabricantes de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus”.
Os balanços da Ambev, segundo a Veja, não registram essa quantia que é cobrada pela Receita Federal.
Ambev nega a acusação
Em nota, a Ambev afirma que as acusações da Cervbrasil não tem qualquer embasamento.
"Calculamos todos os nossos créditos tributários estritamente com base na lei. Nossas demonstrações financeiras cumprem com todas as regras regulatórias e contábeis, as quais incluem a transparência do contencioso tributário", diz o comunicado da empresa.
"A Ambev está entre as 5 maiores pagadores de impostos no Brasil", completa.
3G CAPITAL: Americanas pede recuperação judicial