POSSE DE LULA

Por que LULA COLOCOU SIGILO sobre a festa da posse? Confira o motivo

Saiba o motivo pelo qual o governo Lula colocou sigilo sobre as informações da posse do presidente.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 27/01/2023 às 13:47 | Atualizado em 28/01/2023 às 18:39
Notícia

Voltando ao assunto sobre o sigilo no governo federal, dessa vez o governo Lula colocou sigilo nas informações sobre a cerimônia de posse.

O motivo, de acordo com o governo federal, era não "colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos".

O sigilo foi descrito no artigo 13 do decreto nº 7.724, que diz:

"Nos termos do art. 13 do mesmo decreto 7.724, não serão atendidos pedidos de informação que sejam desarrazoados, isto é, que se caracterizam pela desconformidade com os interesses públicos do Estado em prol da sociedade".

SERGIO LIMA/AFP
Antes de dar posse aos ministros, Lula chega ao Palácio do Planalto acompanhado por uma multidão nas ruas: cadela "Resistência" subiu a rampa - SERGIO LIMA/AFP

A cerimônia de posse teve 3.500 convidados e ocorreu na sede do Itamaraty. A lista com todos os nomes também só será divulgada após o fim do governo Lula.

Além da lista de convidados, os gastos com a recepção dos chefes de Estado e de governo durante a posse também entraram na lista dos sigilos.

Atendendo uma solicitação por meio da Lei de Acesso à Informação, o governo informou que os gastos da recepção no Itamaraty foram disponibilizados pelo Portal da Transparência.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse, no Palácio do Planalto. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A exemplo de BOLSONARO, LULA põe em SIGILO dados sobre FESTA de POSSE

 

Tags

Autor