Brasil e Argentina

MOEDA COMUM: modelo não substituirá o REAL e o PESO, afirma HADDAD

Segundo ele, a moeda única defendida pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, não é a mesma proposta do governo Lula.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 23/01/2023 às 18:17
Notícia

Durante sua fala em Buenos Aires, capital da Argentina, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou a ideia sobre a criação de umna moeda única entre Brasil e Argentina.

Segundo ele, a moeda única defendida pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, não é a mesma proposta do governo Lula.

Haddad explica que houve confusão sobre o tema na imprensa brasileira e internacional e que não se trata da ideia de Guedes.

"Se trata de nós avançarmos nos instrumentos previstos e que não funcionaram à contento. Nem o pagamento em moeda local, nem os CCRs dão hoje uma garantia de que nós podemos avançar no comércio da maneira como pretendem o presidente Lula e o presidente Alberto".

Haddad informa que o comércio entre Brasil e Argentina teve uma queda de 40% e que "não foi por razões competitivas".

Moeda única

A ideia do governo brasileiro é de que seja criada uma moeda comum, não única, onde Brasil e Argentina possam ter, além do Real e do Peso, outra moeda.

Uma moeda única é utilizada como moeda oficial em países de um bloco geopolítico, como por exemplo o Euro (£), onde é a moeda oficial de 20 dos 27 países da União Europeia.

MOEDA ÚNICA MERCOSUL: REAL vai deixar de existir? Entenda MOEDA COMUM

 

Tags

Autor