FOME

Marina Silva gera polêmica ao falar sobre fome da população do Brasil no Fórum Econômico Mundial

Ministra do Meio Ambiente deu a declaração no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 18/01/2023 às 11:45 | Atualizado em 18/01/2023 às 11:50
Notícia

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva gerou polêmica nas redes sociais por conta de declaração dada durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ela está participando do evento junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em uma conversa sobre a fome no Brasil, Marina citou um alto número de brasileiros em situação de vulnerabilidade alimentar no país, e gerou resposta de vários usuários.

“O mundo é desigual. No meu país, tem 120 milhões de pessoas que estão passando fome. Nós tínhamos saído do Mapa da Fome e agora temos 33 milhões de pessoas que estão vivendo com menos de um dólar por dia. A sustentabilidade não é só econômica, não é só ambiental, ela é também social e é também política", declarou a ministra.

Nas redes sociais, diversos usuários, especialmente da ala opositora, refutaram o dado informado por Marina, afirmando que não seria verdade que mais da metade dos brasileiros estivessem passando fome.

NÚMEROS DA FOME NO BRASIL

O Brasil havia saído do mapa da fome da ONU em 2014, mas voltou à lista no ano seguinte e teve a situação agravada durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o Senado Federal, em 2022, o Brasil tinha 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19.

Apesar de o número ser bem inferior ao reportado por Marina na Suíça, o órgão também revelou que 58,7% da população, ou seja, mais da metade dos brasileiros, convivem com insegurança alimentar em algum grau, seja leve, moderado ou grave.

"O país voltou ao Mapa da Fome durante o governo Bolsonaro e tem atualmente 33 milhões de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia", emendou a ministra, se corrigindo.

REPERCUSSÃO

Veja algumas das manifestações publicadas nas redes sociais sobre a declaração de Marina Silva.

Haddad e Marina participam de painel sobre o Brasil em Davos

Tags

Autor