JOÃO GABRIEL LULA DA SILVA: quem é o neto de Lula que ganhou cargo no governo?
Neto de Lula foi nomeado para cargo no Governo de Sergipe no dia 13 de janeiro

João Gabriel Lula da Silva Sato Rosa, neto de Lula, foi nomeado para um cargo de assessor no Governo de Sergipe na última sexta-feira (13). Ele assume cargo de assessor extraordinário na Secretaria de Educação e Cultura do Estado.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 13, em decreto assinado pelo governador de Sergipe, Fabio Mitidieri, pelo secretário da pasta, José Macedo Sobral, pelo líder da Casa Civil, Jorge Araújo Filho, e pelo secretário Especial de Governo, Cristiano Barreto Guimarães.
QUEM É JOÃO GABRIEL LULA DA SILVA SATO ROSA
João Gabriel Lula da Silva tem 18 anos e é filho de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente Lula.
De acordo com o Portal da Transparência de Sergipe, o salário para o cargo ao qual ele foi nomeado era de R$ 1.575, em dezembro de 2022.
Ao Poder 360, o governo do estado afirmou que a escolha não teve motivação técnica.
“O governo do Estado de Sergipe informa que a nomeação de João Gabriel Lula da Silva Sato Rosa não foi política. Pautou-se em critérios considerados técnicos, inclusive, não sendo vedado pela Constituição Federal tal contratação", disse a gestão.
Nas redes sociais, João Gabriel tem atuação discreta e mantém perfil fechado apenas para amigos.
A mãe dele, porém, já publicou algumas fotos ao lado do filho. No último dia 14, Lurian compartilhou a foto de um presente enviado por ele: um desenho que retrata ela e o marido, o ex-vereador de Aracaju, Danilo Segundo.
LURIAN CORDEIRO LULA DA SILVA
Lurian Cordeiro Lula da Silva tem 48 anos e é a primogênita de Lula. Nascida em 1974, ela é filha da enfermeira Miriam Cordeiro, com quem o presidente se relacionou antes do primeiro casamento.
Jornalista, Lurian foi secretária de Ação Social da prefeitura de São José, em Santa Catarina, e foi assessora do deputado federal Gabriel Chalita.
Atualmente, ela é coordenadora de Direitos Humanos do diretório do PT em Sergipe, e trabalha na equipe de comunicação do senador Rogério Carvalho.
Lula dispensa 40 militares que trabalhavam no Palácio da Alvorada