Redes sociais

Bolsonaro assinou ATO INSTITUCIONAL e decretou NOVAS ELEIÇÕES em janeiro? Entenda boato das redes sociais

Em um minuto e meio, o narrador do vídeo filma páginas de um documento, que teria a data suposta de 9 de dezembro deste ano.

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 14/12/2022 às 8:10 | Atualizado em 19/12/2022 às 11:05
Notícia

Nos últimos dias, foi divulgado nas redes sociais que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria assinado um "Ato Institucional", decretando novas eleições presidenciais no Brasil.

Um vídeo é responsável pela informação. Em um minuto e meio, um narrador filma páginas de um documento, que teria a data suposta de 9 de dezembro deste ano. O responsável afirma que o tal decreto passaria a valer de 13 de dezembro de 2022 até 31 de dezembro de 2030.

O suposto "Ato Institucional Nº 1" afirma que uma nova eleição presidencial será realizada em 11 de janeiro de 2023 em turno único; que candidatos que tenham sido presos ou processados nos últimos 10 anos são inelegíveis; que o presidente da República pode determinar a inspeção das urnas e que todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão ser substituídos.

"ATO INSTITUCIONAL Nº 1" É FAKE NEWS

Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Agência Brasil

A informação de que Jair Bolsonaro tenha assinado um ato institucional é falsa, uma fake news.

Segundo a Lupa, agência de checagem de notícias, nenhum ato institucional foi editado por Bolsonaro nos dias 9, 12 ou 13 de dezembro. No Diário Oficial da União (DOU) não foi publicado nenhum decreto ou ato na seção da Presidência da República com conteúdo parecido.

Além disso, o "texto" do ato apresenta erros de português que dificilmente aparecem no Diário Oficial.

Por isso, é falsa a informação de que o presidente Jair Bolsonaro tenha decretado novas eleições ou assinado um ato institucional relacionado a isso.

DEPUTADA BOLSONARISTA tem pedido da CASSAÇÃO solicitado pela JUSTIÇA

 

Tags

Autor