FAZENDA OU ECONOMIA? Tem diferença? Conheça o NOVO MINISTRO do GOVERNO LULA
O anúncio foi feito hoje (09) e cinco nomes foram divulgados pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Hoje (09) foram divulgados cinco nomes que ocuparão o Ministério do Governo Lula. Dentre eles, está o de Fernando Haddad (PT), que vai ocupar o cargo de Ministro da Fazenda.
Mas que Ministério é esse? É novo? É a mesma coisa do Ministério da Economia? Nesta matéria você saberá tudo a respeito do nome.
FAZENDA OU ECONOMIA?
O nome "Fazenda" vem do latim e significa "coisass que devem ser feitas". Sua origem também vem do português arcaico e era utilizado no início do século 19 para nomear coisas que representavam riqueza, renda, dinheiro.
No Brasil, o nome foi utilizado até outro Fernando, o Collor, trocar o nome para Ministério da Economia, agregando as funções de administrar os recursos do país e os gastos públicos junto com as funções do Ministério do Planejamento.
Itamar Franco, sucessor de Collor, voltou com o nome de Ministério da Fazenda. Bolsonaro, por sua vez, trocou o nome para "Economia", que ficou no comando de Paulo Guedes, e ainda incluiu as funções de outros Ministérios: Indústria e Comércio Exterior e Ministério do Trabalho.
HADDAD É O NOVO MINISTRO DA FAZENDA
Haddad foi nomeado para assumir o Ministério da Fazenda e o presidente eleito publicou em sua conta do Twitter o anúncio:
QUEM É FERNANDO HADDAD?
Fernando Haddad, 59 anos, é advogado, professor de ciências políticas da USP e político. Já foi ministro da Educação nos governos de Lula e Dilma, entre 2005 e 2012.
Em 2012 foi eleito prefeito de São Paulo, ganhando de José Serra no segundo turno, e ficou no cargo até 2016.
Foi durante seu tempo no comando do Ministério da Educação que houve a criação de programas sociais como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e a implementação do Instituto Federal de Educação.
Em 2018 foi o representante do Partido dos Trabalhadores na disputa pela presidência da república, substituindo Luiz Inácio Lula da Silva, que estava preso na época. Haddad perdeu para Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.
Em 2022, Haddad disputou o governo do estado de São Paulo e foi para o segundo turno com Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas perdeu as eleições. Haddad obteve 44,73% dos votos (10.909.371 votos).
Com o apoio de Lula, Fernando Haddad destaca seu passado como ministro na sua campanha para o governo de São Paulo. Ele mencionou poucas vezes seu tempo como prefeito, dando destaque a implementação do Hospital Dia.
Durante sua campanha, Haddad se associou à imagem de Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula e ex governado do estado São Paulo.
Outro ponto forte do seu discurso é a economia, onde citou a inflação e a fome no país.
LULA anuncia primeiros MINISTROS do NOVO GOVERNO