GOVERNOS

CARGO de SENADOR VITALÍCIO para EX-PRESIDENTES? Entenda o projeto do Líder do governo do Congresso

A medida, se aprovada, aumentaria o número de senadores de 81 para 87.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 11/11/2022 às 17:21
Notícia

Segundo a revista Veja, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), líder do governo no Congresso, está na busca de apoios à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a criação de um cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República.

Ainda segundo o veículo de comunicação, o objetivo é de blindar o futuro do presidente Jair Bolsonaro (PL) de supostas acusações e processos através de imunidade parlamentar.

A medida, se aprovada, aumentaria o número de senadores de 81 para 87.

A proposta ainda nem foi apresentada e já divide opiniões dentro do Senado, o que já demostra dificuldade em uma eventual votação.

“Não há a menor possibilidade de apoiar isso”, afirma o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). “Isso aqui não é uma Casa de lordes”, critica o senador Rogério Carvalho (PT-SE). “É absurdo, uma coisa sem pé nem cabeça. Estão com medo de que Bolsonaro vá preso?”, perguntou o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Ex-presidentes contemplados

A PEC garante uma cadeira vitalícia no Senado a: Bolsonaro, quando sair do cargo, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

BOLSONARO é obrigado a passar a FAIXA PRESIDENCIAL para LULA?

Tags

Autor