Quem é JANJA? Conheça a próxima PRIMEIRA-DAMA do Brasil
Confira quem é a mais nova primeira-dama do Brasil.

Rosângela da Silva, ou Janja, têm 55 anos, socióloga pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1983.
Nascida em Santa Catarina, foi para Curitiba ainda na infância e se formou em Ciências Sociais.
Ela foi contratada pela Itaipu Binacional em 2005 e fez carreira como coordenadora de programas que visavam o desenvolvimento sustentável, além de ser assistente do diretor-geral da empresa.
Também foi assessora de comunicação e relações internacionais na Eletrobrás entre 2012 e 2016. Em 2016, Janja volta a trabalhar na Itaipu mas sai em 2020.
Janja e Lula
A história entre Janja e Lula começa em Curitiba, quando Lula estava preso na Polícia Federal do Paraná. Janja participava das vigílias que aconteciam todos os dias durante os 580 dias em que o petista ficou detido.
Nesse tempo, Lula recebia cartas de todos os fãs e apoiadores do Brasil inteiro, e Janja era uma das pessoas que enviava cartas ao presidente eleito.
"Esperança e muito amor. Tem muitas cartas muito felizes e tem muitas cartas muito tristes, porque realmente teve momentos muito difíceis desses 580 dias", relatou Janja.
Desde 2019, quando foi solto, o casal vive junto e em 2022, casaram e já entraram em campanha presidencial, no qual Lula foi eleito.
Janja no Governo
Janja, vai ser uma das coordenadoras da equipe de transição do governo do petista. Ela comandará uma das quatro coordenações principais, que irão se reportar ao coordenador-geral, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Janja vai ser a responsável pela cerimônia e festa da posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023.
Durante toda a campanha eleitoral de Lula, Janja sempre participou ativamente de várias reuniões de estratégias, tendo uma grande influência na campanha.
QUEM É JANJA? Conheça a NOVA PRIMEIRA-DAMA, ESPOSA DE LULA
Janja no Fantástico
A futura primeira-dama e socióloga dará uma entrevista no Fantástico, da Rede Globo no próximo domingo (13).
Dentre os temas abordados estão a relação dela com o presidente eleito, a participação na campanha eleitoral e o papel como primeira-dama.
A notícia foi divulgada no Instagram do programa:
“Talvez eu queira ressignificar o conteúdo do que é ser uma primeira-dama para as mulheres, para as pessoas, para as famílias de uma forma geral. Um papel mais de articulação com a sociedade civil”, afirmou durante a entrevista no Fantástico.
Janja também falou sobre a relação com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva e sobre as cartas que ambos trocavam durante os 580 dias em que Lula esteve preso em Curitiba:
“Esperança e muito amor. Tem muitas cartas muito felizes e tem muitas cartas muito tristes, porque realmente teve momentos muito difíceis desses 580 dias”, disse ela.
ENTREVISTA JANJA NO FANTÁSTICO: Lula ligou para futura primeira-dama