Nesta quinta-feira (13) o ex-presidente Lula (PT) realizou ato em Maceió (AL) com o governador afastado Paulo Dantas (MDB). Evento ocorreu no mesmo dia do julgamento de Paulo por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa de Alagoas. Justiça manteve afastamento do candidato.
Parte da campanha de Lula não queria que petista fosse em ato com Paulo Dantas
O comparecimento no evento após Paulo Dantas ser afastado do Executivo estadual, foi considerado por parte de sua equipe como um ato perigoso para imagem de Lula. Aliados consideraram que as denúncias de corrupção poderiam prejudicar a campanha do ex-presidente.
O medo está relacionado com Alagoas ser o estado do Nordeste em que Lula ganhou com menor margem. O candidato deteve 56% dos votos e perdeu na capital Maceió. A menor força do petismo no estado gera receio de perder eleitorado no local por conta do vínculo com Paulo Dantas, que está em maus lençóis.
Mesmo assim, Lula manteve a decisão de ir ao ato com Paulo Dantas, que concorre à reeleição contra Rodrigo Cunha (União Brasil).
O apoio de Luiz Inácio ao governador afastado está vinculado com sua relação com Renan Calheiros (MDB-AL), que apoia Paulo Dantas, possui boa relação com Lula e foi um dos principais que aproximaram Lula do MDB.