IMPERADOR

Coração de Dom Pedro no Brasil: Bolsonaro estaria buscando votos com chegada do órgão do imperador

Órgão chega ao Brasil nesta segunda-feira para comemorações dos 200 anos da Independência

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 22/08/2022 às 9:12 | Atualizado em 22/08/2022 às 9:17
Notícia

O coração de Dom Pedro I chega ao Brasil nesta segunda-feira (22), desembarcando em Brasília para uma cerimônia digna de chefe de Estado. A vinda do órgão do imperador faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

A chegada do elemento, porém, está sendo vista como estratégia eleitoreira do presidente Jair Bolsonaro (PL) para buscar a reeleição em outubro.

Segundo o jornalista Jamil Chade, do UOL, a iniciativa foi considerada uma “tacada eleitoral” por aliados do presidente.

Reprodução
Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil para comemorações dos 200 anos da Independência - Reprodução

A intenção, segundo interlocutores, é tratar o órgão como um “símbolo nacional”, da mesma forma que a camisa do Brasil ou a bandeira nacional, por exemplo, frequentemente exaltadas pelo mandatário brasileiro.

O objetivo é atingir a malha patriótica e, ainda, a ala monarquista da população.

"O coração será tratado como se Dom Pedro estivesse vivo. Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costuma atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado", afirmou Alan Coelho de Séllos, chefe do Cerimonial do Itamaraty, à Folha.

Ele também revelou que os hinos nacional e da independência devem ser tocados no evento de recebimento. Bolsonaro também discursará na cerimônia.

O coração de Dom Pedro I ficará no Brasil até o dia 8 de setembro, retornando a Portugal após as comemorações da Independência.

Tags

Autor