
A música sempre fez parte da cultura popular do povo pernambucano e, agora, ganha espaço na mais nova emissora de rádio do estado: a JC FM. Com foco na interatividade e participação do público, a rádio conta com toda a estrutura e força comercial do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), que também integra o JC, Portal NE10, TV Jornal/SBT e Rádio Jornal. Moderna, a JC FM promete se destacar como uma das principais emissoras do estado e uma importante referência para a música regional.
A nova emissora opera em rede com as frequências 76.1 FM na Região Metropolitana do Recife, 90.9 FM em Pesqueira, 99.5 FM em Limoeiro e 90.5 FM em Petrolina, abrangendo uma área de mais de 60 municípios em Pernambuco, além de Juazeiro e Paulo Afonso, na Bahia. Dessa forma, a JC FM possibilita que a cultura musical pernambucana alcance um público ainda maior e mais diverso.
Na programação, uma seleção variada de estilos e artistas musicais, desde os clássicos até os mais contemporâneos. Os apresentadores também recebem, no estúdio, nomes consagrados e novas revelações da música. Além das atrações musicais, alguns programas são transmitidos em parceria com a Rádio Jornal, principalmente os da equipe esportiva do Escrete de Ouro, coordenada pelo narrador Aroldo Costa.
A JC FM também está com presença forte na internet, com um site atualizado, onde é possível acompanhar os programas, além de perfis em redes sociais, que permitem aos seus ouvintes interagir com a programação e estar sempre por dentro das novidades, de forma atual e bem humorada.
HISTÓRIA
Antes da atual JC FM, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação criou uma emissora homônima em 1989 com uma programação voltada ao público jovem. Alguns anos depois, a rádio chegou a mudar de nome até ser extinta em 2014 para dar lugar à retransmissão da Rádio Jornal no dial FM.
Agora, a JC FM retorna ao dial com uma proposta atualizada, popular e regional, pronta para conquistar o público pernambucano e ser uma das mais importantes referências de rádio do estado, oferecendo um conteúdo de qualidade e relevante para seus ouvintes.
LANÇAMENTO
Na noite desta quinta-feira, 04, um dos estúdios do Sistema Jornal do Commercio foi palco para o evento de lançamento da JC FM. O happy hour contou com a presença de clientes e agências do mercado publicitário, artistas renomados como Bia Villa-Chan, Cristina Amaral e Dudu do Acordeon, além do time de comunicadores da nova emissora.
A condução do evento ficou por conta de Jurema Fox, que apresenta dois programas na grade da JC FM. Durante a apresentação, Carlos Humberto Rocha, diretor executivo de interior e marketing do SJCC, explicou sobre a estratégia e o conceito da marca.
“Pensando na conexão com o pernambucano e na pluralidade de cores, cultura e sabor, a marca reflete esses valores na sua aparência, mas também no seu posicionamento e tom. Combinamos elementos modernos e digitais, como o símbolo do play, com referências das ondas sonoras do rádio e as cores da bandeira de Pernambuco, que faz parte do DNA do Sistema Jornal do Commercio”, pontuou.
Erilson Gouveia, gerente de produção e programação da TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e JC FM, falou sobre a construção da programação da rádio.
“A JC FM retorna como uma marca forte e consolidada no mercado de rádio de Pernambuco, num novo momento em que as mídias estão cada vez mais diversificadas. Por isso, a gente pensou em ter uma programação musical, de entretenimento e moderna, incluindo programas de humor, especiais musicais e participação ativa dos ouvintes. A proposta da JC FM é focar no positivismo do estado de Pernambuco e dar espaço para artistas da nossa terra”, acrescentou Erilson Gouveia.











PROGRAMAÇÃO
A JC FM traz uma programação diversificada para agradar todos os gostos musicais. Começando cedo, o programa Melhor Manhã, apresentado por Edjane Almeida diretamente de Petrolina, oferece informações sobre o trânsito e animação, com espaço para dedicatórias ao vivo pelo WhatsApp.
Na sequência, o público feminino também ganha destaque na programação com o Entre Elas, apresentado por Jaqueline Araújo e Érika Alves. Além de muita música cantada por mulheres, o programa traz especialistas para esclarecer dúvidas e debater assuntos do interesse feminino.
Para quem procura diversão e informação, o programa de humor Tá de Onda?, com Flávio Barra e Carlos Santos, garante debates dos temas mais curiosos e participação da audiência por telefone, WhatsApp e redes sociais.
Durante a tarde, Carlos Santos segue na programação com o Paradinha, que toca os grandes sucessos da música e os hits do momento, além de promoções especiais para os ouvintes. Logo depois, Jurema Fox apresenta o Qual é a Boa?, com notícias, memes, fofocas sobre celebridades e música ao vivo.
O programa Topzeira apresenta as 10 músicas mais pedidas pelo público, garantindo uma hora de diversão e sucesso. À noite, é hora de reviver o passado no Bons Tempos, com Leonardo Boris apresentando clássicos da música, com muito romantismo e interação com a audiência.
Na passagem de um dia para o outro, o Madrugando conta com uma seleção musical especial e a participação das pessoas que enviaram mensagens pelo WhatsApp pedindo suas músicas preferidas.
Para começar o fim de semana, o Sabadou com Carlos Santos anima a manhã com bate-papos descontraídos e sucessos do momento. À tarde, o Especial JC FM destaca um artista com seus grandes sucessos e, logo depois (quando não tem transmissão de futebol), entra no ar o Top 30.
Já no domingo de manhã, o Mistura, comandado por Jurema Fox, traz um mix de música, entrevistas, interatividade e muito humor. Em seguida, tem o Deu Rock, dedicado para os amantes do gênero e apresentado por Erilson Gouveia. Com uma hora de duração, o programa apresenta uma seleção de sucessos do rock internacional e nacional de todas as épocas.
O Domingueira, apresentado por Daniel Lima, vem logo depois com muita música e conversa boa para deixar o domingo mais animado. O público de casa também pode participar e deixar a domingueira rolar.
APRESENTADORES
A rádio JC FM já conta com um time de comunicadores que são bastante conhecidos em Pernambuco. Com suas vozes marcantes e experiências na comunicação, eles já estão levando muita animação, entretenimento e boa música para os ouvintes do estado.
Edjane Almeida é uma radialista com mais de 15 anos de experiência em comunicação. Grande parte de sua vivência profissional ocorreu em Alagoas, mas ela se mudou para Petrolina em 2020. Após atuar em uma grande emissora em Juazeiro da Bahia, Edjane passou a fazer parte da equipe da Rádio Jornal Petrolina como repórter e apresentadora.
A jornalista e empresária Jacqueline Araújo tem uma grande experiência na comunicação como âncora de telejornal, repórter, produtora e chefe de reportagem. Atualmente, Jacqueline é responsável pela direção do programa Turma do Barra, da TV Jornal/SBT.
Desde 2017, a jornalista e publicitária Érika Alves vem se destacando como repórter no programa Sabor da Gente, da TV Jornal/SBT, onde apresenta matérias externas sobre delícias gastronômicas da Região Metropolitana do Recife.
Flávio Barra, jornalista paraense, ganhou destaque na televisão pernambucana por sua apresentação em programas de entretenimento e jornalismo. Desde 2019, ele comanda o Turma do Barra, nas tardes da TV Jornal/SBT, com notícias, música e diversão.
Carlos Santos é um ator e humorista de Jaboatão dos Guararapes, que iniciou sua carreira com imitações de personagens, ficando mais conhecido por interpretar Silvio Santos. Hoje em dia, apresenta um show próprio com interações, música e histórias engraçadas, e integra o elenco do Papeiro da Cinderela, também exibido na TV Jornal/SBT.
Jurema Fox é uma personagem interpretada pelo ator pernambucano Reyson Santos. Surgida nos palcos em 2010, ela investiu em música e humor e, desde então, tem participado de diversos programas de TV. Atualmente, Jurema faz parte do elenco do Turma do Barra e tem o título de drag queen mais seguida de Pernambuco.
Leonardo Boris é um jornalista e radialista fluminense que, há 37 anos, vive no Recife. Com passagens por várias emissoras de rádio e televisão, atualmente, Boris é integrante da equipe do Escrete de Ouro, programa esportivo da Rádio Jornal.
Erilson Gouveia é um experiente radialista que atua há mais de 25 anos no mercado da comunicação. Ele começou trabalhando em algumas rádios antes de ingressar no SJCC como locutor de cabine da TV Jornal/SBT. Atualmente, é gerente de produção e programação da TV e Rádio Jornal.
Formado em Comunicação Social, Daniel Lima já atuou como estagiário, produtor e repórter na TV Jornal/SBT. Depois, passou a trabalhar como editor e diretor de programas, acumulando também participações na Rádio Jornal e em outras emissoras. Atualmente, Daniel dirige o programa Por Aqui, também da TV Jornal/SBT.