Pernambuco Meu País Verão estreia no Recife com shows de Natanzinho Lima e Calcinha Preta
Abertura da noite contou com a presença da governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause; palco segue até o domingo
Clique aqui e escute a matéria
A edição de verão do Festival Pernambuco Meu País chegou ao Recife nesta sexta-feira (12), com programação gratuita no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife. Após passar por Camaragibe no último fim de semana, o evento ocupa a capital pernambucana até este domingo (14), reunindo atrações da música local e nacional.
A abertura da noite contou com a presença da governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause. Em discurso, a gestora destacou a ampliação do festival para a Região Metropolitana e o impacto do evento na economia e no turismo do Estado.
No palco, se apresentaram a Orquestra de Frevo Zezé Corrêa, Eric Land, Natanzinho Lima, Henry Freitas e Calcinha Preta. Durante os intervalos, a discotecagem ficou por conta do DJ 440.
Programação
A programação segue neste sábado (13) com Escola de Samba Preto Velho, Taiguara, Dilsinho, Claudia Leitte e Bell Marques, além de sets da DJ Nadeja. No domingo (14), o público confere shows de Coco de Umbigada, Cordel do Fogo Encantado, Maneva, Hungria e Capital Inicial, com DJ Big nos intervalos.
Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur, o festival ainda passará por Jaboatão dos Guararapes, com programação especial de réveillon, e seguirá em janeiro para São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá.
Impacto econômico
Segundo a Secretaria de Cultura, além dos shows, o evento reúne feira de artesanato e iniciativas ligadas à economia criativa, envolvendo comerciantes e trabalhadores locais. De acordo com dados divulgados pelo governo estadual, a edição de inverno do festival, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões em municípios do Agreste e do Sertão pernambucano.
Autoridades estaduais e municipais acompanharam a abertura da programação no Recife. São eles: Ana Maraíza (Administração), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Coronel Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Juliana Gouveia (Mulher); também estiveram o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, assim como vereador do Recife Davi Muniz.