Cultura | Notícia

Orquestra Sinfônica do Recife celebra Maestro Duda em concerto gratuito

Apresentação em homenagem aos 90 anos do compositor e patrimônio vivo de Pernambuco será nesta quarta (5), às 20h, no Teatro de Santa Isabel

Por Emannuel Bento Publicado em 04/11/2025 às 14:14 | Atualizado em 04/11/2025 às 14:20

Clique aqui e escute a matéria

A Orquestra Sinfônica do Recife presta homenagem ao Maestro Duda, declarado patrimônio vivo de Pernambuco, pelos 90 anos completados em 23 de dezembro. O concerto comemorativo será realizado nesta quarta-feira (5), no Teatro de Santa Isabel, às 20h, com regência do maestro titular da Orquestra, Lanfranco Marcelletti Jr.

A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos pela internet e presencialmente. No dia da apresentação, a reserva online estará disponível a partir das 10h, no site ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br. Já na bilheteria do teatro, a entrega começará às 19h.

Além da regência de Marcelletti Jr., o concerto contará com a participação especial de dois solistas: a violista Raquel Paz e o trompetista Helder Passinho.

Repertório dedicado ao legado do maestro

O programa preparado por Lanfranco Marcelletti Jr. destaca a trajetória e a contribuição de Duda para a música pernambucana. Serão executadas quatro peças, sendo duas de autoria do homenageado: Uma Visão Nordestina e Concerto para Trompete e Orquestra.

MARCOS PASTICH/PCR
Orquestra Sinfônica do Recife - MARCOS PASTICH/PCR

A Orquestra apresentará ainda a inédita Serenata para Viola, composta por Marcos Antunes, integrante da própria Orquestra, e Redes, do mexicano Silvestre Revueltas.

Um dos sete corações do frevo

Nascido José Ursicino da Silva, o Maestro Duda é um dos nomes mais emblemáticos do frevo pernambucano, ritmo ao qual dedicou grande parte de sua vida e obra. Regente, arranjador, instrumentista e compositor, ele é reconhecido como um dos "sete corações do frevo", expressão que sintetiza sua importância para a manutenção e renovação do gênero ao longo das décadas.

Premiado e versátil, Duda também transitou com naturalidade entre o choro, o samba e a música erudita — tendo sido gravado por artistas como Jamelão. Escreveu inúmeras obras para banda e orquestra, e chegou a integrar a própria Orquestra Sinfônica do Recife, que agora lhe dedica esta homenagem.

Professor do Conservatório Pernambucano de Música e ex-integrante da TV Jornal, Duda percorreu com talento e coragem todos os caminhos que a música lhe abriu, e segue sendo uma referência viva para gerações de músicos e admiradores da cultura pernambucana.

Saiba como acessar o JC Premium

Compartilhe

Tags