DE VOLTA A OLINDA | Notícia

De volta a Olinda após 7 anos, MIMO Festival promete mais de 50 atrações gratuitas

Evento multicultural gratuito acontece de 12 a 14 de setembro e marca reencontro com a cidade onde nasceu. Outros estados também receberão o festival

Por Túlio Feitosa Publicado em 29/04/2025 às 20:47

Após sete anos de ausência, o MIMO Festival está de volta a Olinda, berço do evento e uma das cidades mais emblemáticas de sua trajetória.

A edição 2025 será realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, com mais de 50 atrações gratuitas, ocupando igrejas históricas, ruas, ladeiras e espaços culturais da cidade com uma programação que une música, cinema, debates, oficinas e poesia.

Fundado em Olinda em 2004, o festival nasceu como Mostra Internacional de Música em Olinda e cresceu ao longo das décadas, consolidando-se como o maior festival multicultural brasileiro gratuito do mundo.

Com direção artística e curadoria de Lu Araújo, o MIMO já realizou 61 edições em 14 cidades do Brasil e da Europa, reunindo mais de 4 mil músicos em sua história.

Para 2025, o MIMO reforça sua vocação internacional ao integrar a Temporada Cruzada Brasil–França, promovida pelos governos dos dois países, com estreia no festival Jazz in Marciac, na França.

"Realizar cada edição do MIMO é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma imensa satisfação. Manter um festival gratuito com esse nível de excelência artística por mais de duas décadas é uma missão que pede coragem e constância", ressaltou a idealizadora, curadora e diretora geral, Lu Araújo.

"Mas tudo vale a pena quando vemos o impacto que ele gera: a resposta vibrante do público, o encontro transformador entre artistas e plateias, além dos efeitos sociais e econômicos positivos nas cidades que nos recebem desde a formação de público à dinamização do turismo e da economia local", completou

Em Olinda, o festival promete um dos momentos mais simbólicos do circuito, celebrando o reencontro com a cidade que moldou sua identidade.

Durante os três dias de evento, o público poderá participar de concertos, sessões de cinema, workshops, masterclasses, oficinas, palestras e apresentações de poesia — tudo com acesso gratuito. A programação completa será divulgada nos próximos meses, mas a expectativa é de que grandes nomes da música brasileira e internacional estejam presentes, como tem sido tradição nas edições anteriores.

Além da cidade pernambucana, o MIMO Festival 2025 também passará por Rio de Janeiro, São Paulo e Amarante, em Portugal, entre os meses de junho e setembro. Em paralelo, artistas brasileiros e franceses se cruzarão em palcos no Brasil e na Europa, celebrando a diversidade cultural por meio da música.

Compartilhe