Primeiro dia da Paixão de Cristo do Recife emociona público no Marco Zero
Espetáculo religioso acontece há 27 anos na capital pernambucana. Sessões acontecem até a próxima segunda-feira, feriado de Tiradentes.

Com informações de Leonardo Vasconcelos, da TV Jornal
Uma multidão se reuniu no Marco Zero, nesta Sexta-feira Santa (18), para assistir ao primeiro dia do espetáculo da Paixão de Cristo do Recife, apresentada gratuitamente há 27 anos na capital pernambucana.
A encenação é realizada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) e conta com mais de 200 profissionais, entre atores, figurantes e equipe técnica.
Neste ano, a temporada ficou mais longa e terá quatro dias de exibição por causa do feriadão estendido. Além da sexta-feira, a Paixão de Cristo do Recife será encenada no Sábado de Aleluia, no Domingo de Páscoa e na segunda-feira, feriado de Tiradentes, sempre às 18h.



A montagem conta com praticáveis que permitirão que as cenas sejam montadas e desmontadas em tempo real, dando ainda mais dinamismo ao espetáculo. Para esta edição, o projeto também trouxe como novidade uma passarela em que Jesus caminha durante momentos marcantes, como a chegada a Jerusalém e a Via Crucis.
Em entrevista à TV Jornal, o diretor da peça, Carlos Carvalho, revelou em primeira mão que essa passarela será montada até a área do público na edição do ano que vem.
"Estamos em estado de graça, porque são 27 anos levando esse espetáculo para o Recife. E a cada ano a gente percebe que o público precisa de mais contato, chegar mais perto, e essa passarela traz isso. No próximo ano, ela vai ficar no meio do povo", afirmou o diretor.


O ator Asaías Rodrigues, que interpreta Jesus, disse ao JC, pouco antes do espetáculo, que se sente honrado em fazer o papel, e lembrou a longevidade da história da Paixão de Cristo do Recife.
"É um orgulho muito grande estar honrando essa cidade, de estar honrando Zé Pimentel, que foi um dos precursores desse espetáculo no Recife, e hoje a gente vê o espetáculo no Brasil inteiro. É um orgulho saber que esse espetáculo honra todo o propósito de Jesus, que é o espetáculo popular, em praça pública, sem precisar pagar ingresso, isso é maravilhoso", declarou.
A atriz Brenda Lígia, que interpreta Maria, disse que se emociona ao viver a mãe de Jesus. "É uma das personagens mais fortes e mais importantes da nossa história. Um exemplo de fé, de esperança, de amor, afinal, ela gerou o Salvador", disse ao JC.
Também estão no elenco Jr. Aguiar (Judas), Carlos Lira (Pilatos), Albemar Araújo (Herodes), Clau Barros (Madalena), Gil Paz (João Batista) e Paula de Tássia (o Diabo).