Paixão de Cristo do Recife terá dia extra e Jesus mais próximo do público no Marco Zero
Encenação gratuita a céu aberto, de 18 a 21 de abril, terá uma nova configuração do palco, que contará com uma passarela em momentos marcantes

A 27ª edição da "Paixão de Cristo do Recife" chega este ano ao Marco Zero com uma temporada mais longa, em função do feriado de Tiradentes junto ao da Semana Santa. O espetáculo terá quatro sessões em vez das três tradicionais, entre os dias 18 e 21 de abril, sempre às 18h.
Realizada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), a encenação gratuita e a céu aberto chegará mais perto do público por meio da configuração do palco, que contará com uma passarela em momentos marcantes, como a entrada de Jesus no templo e a Via Crúcis.
Isso tudo será aliado a praticáveis que permitirão que as cenas sejam construídas – e desconstruídas – em tempo real, dando movimento ao espetáculo.
Atores
A montagem conta com 50 atores e 60 figurantes no elenco, que apresentará como protagonistas Asaías Rodrigues (Zaza) e Brenda Ligia nos papéis de Jesus e Maria.
Também como personagens bíblicos célebres estão Jr. Aguiar no papel de Judas; Carlos Lira como Pilatos; Albemar Araújo interpretando Herodes; Clau Barros como Madalena, Gil Paz vestindo João Batista; e Paula de Tássia encarnando o Diabo. A direção e o texto são de Carlos Carvalho.
"A Paixão recifense traz na narrativa uma leitura atenta do discurso político e religioso de Jesus, de Maria. Questões como o racismo e a violência urbana, tão latentes na atualidade, são discutidas à luz dos ensinamentos amorosos que o Cristo legou à humanidade", diz o diretor.
Figurinos
O espetáculo de 2025 apresentará novos figurinos, assinados por Álcio Lins, misturando referências de época com tecidos e modelagens contemporâneas.
A trilha sonora evocará os acordes do contemporâneo junto ao tradicional. Com participação do grupo musical e de dança Bacnaré (Balé da Cultura Negra do Recife), recém-empossado Patrimônio Vivo do Recife.
A peça também traz uma composição de Milton Nascimento e outra de Erasmo e Roberto Carlos que dialogam com a narrativa de fé e amor através de letras que vêm sendo, nos últimos anos, cantadas em coro, emocionando elenco e público.
SERVIÇO
"Paixão de Cristo do Recife: A Paixão do Povo"
Onde: Marco Zero - Recife Antigo
Quando: Dias 18, 19, 20 e 21 de abril de 2025, às 18h
Quanto: Acesso gratuito
Saiba como acessar o JC Premium