UOL - O melhor conteúdo
CLASSIC HALL | Notícia

Festival Clássicos do Brasil estreia no Recife com Alcione, Os Paralamas do Sucesso e mais

Evento gratuito na primeira noite, de 10 a 13 de abril, comemora a música brasileira com atrações nacionais e regionais. Confira a programação

Por Túlio Feitosa Publicado em 07/04/2025 às 18:19

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, a terceira edição do Festival Clássicos do Brasil estreia no Nordeste já nesta semana, agitando o Classic Hall - em Olinda - entre os dias 10 e 13 de abril.

A programação diversificada inclui atrações nacionais, grupos pernambucanos e uma exposição fotográfica, tudo para exaltar a brasilidade e os ícones da nossa música.

Abertura Festiva com Ritmos Pernambucanos

A primeira noite, 10 de abril, será gratuita e dedicada aos talentos locais. SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda e Maracatu Nação Pernambuco farão as honras da casa, apresentando o melhor da música pernambucana.

Os dias seguintes trazem uma programação temática com grandes nomes da música brasileira, como Charlie Brown Jr., Os Paralamas do Sucesso, Alcione, entre outros.

Os ingressos custam a partir de R$ 120 e podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital (clique no link e acesse). É necessária a retirada do ingresso no site para o dia 10,

Confira a programação completa:

  • 10 de abril (Pernambuco): SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda e Maracatu Nação Pernambuco.
  • 11 de abril (Rock): Raimundos, Charlie Brown Jr., Marcelo Falcão e Mundo Livre S/A.
  • 12 de abril (Pop): Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata e Samuel Rosa (ex-Skank).
  • 13 de abril (Samba): Alcione, Maria Rita e Diogo Nogueira.

Ainda nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Maracatu rural de baque solto mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil e Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, o Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, irá marcar presença na programação.

Os grupos Maracatu Nação Pernambuco, Orquestra de Frevo do Babá e os passistas da Cia. Mariangela Valença também estarão presentes nos dias do Rock, Pop e Samba.

Exposição Fotográfica e Sustentabilidade

O festival também oferece a exposição “Maracatu Cambinda Brasileira: o Baque Solto no Tempo”, com fotografias de Társio Alves, que retratam a história do grupo centenário. Além disso, o evento é neutro em emissões de carbono, com a expectativa de neutralizar cerca de 92 toneladas de carbono nesta edição.

Acessibilidade para Todos

O Clássicos do Brasil é um evento acessível para o público PCD, oferecendo rampas de acesso, banheiros adaptados, espaço com boa visibilidade do palco, monitores de acessibilidade, cardápios em braile, tradução em Libras e audiodescrição dos shows.