É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Imagem de produção de artesanato em Pernambuco - ACERVO ADEPE
O Programa Pernambuco Artesão, realizado pelo Governo do Estado com o Sebrae, lança as Jornadas Criativas no Recife, na próxima segunda-feira (7), a partir das 9h, no Cais do Sertão. Cerca de 300 artesãs e artesãos da capital e da Região Metropolitana se inscreveram para participar do evento.
A programação terá, pela manhã, a palestra "Artesanato: Da Produção ao Mercado", e, pela tarde, o debate "Artesanato e Desenvolvimento", que discutirá a realidade local do setor do artesanato.
Sete territórios pernambucanos, da Capital ao Sertão, estão contemplados nesta ação, que já passou por Caruaru e Garanhuns e, depois do Recife, ainda viajará para Goiana (09/04), Petrolina (28/04), Araripina (30/04) e Serra Talhada (09/05).
Debates
Imagem de obras dp Mestre Saúba, de Jaboatão dos Guararapes - MARIANA GUERRA/ACERVO ADEPE
Imagem de obra de Mestre Saúba, de Jaboatão dos Guararapes - MARIANA GUERRA/ACERVO ADEPE
Para estimular os artesãos a aprimorarem os seus trabalhos e a ampliarem as redes e os mercados, o evento de lançamento das Jornadas Criativas, na próxima segunda-feira, vai promover a palestra "Artesanato: Da Produção ao Mercado", ministrada por Dorotéa Naddeo (MG), especialista em gestão de projetos de artesanato.
Também será realizado o debate "Artesanato e Desenvolvimento", mediado por O Imaginário, laboratório de Design da UFPE que prepara o Estudo da Cadeia Produtiva do Artesanato, iniciado pela Adepe em 2023.
Entre o total de inscritos, 20 serão selecionados para participar de uma programação mais longa, que vai se estender de 11 de abril a 9 de maio, com mentorias coletivas e consultorias individuais, gratuitas, com Jackson Araújo e Isabel Castro.
"As Jornadas Criativas do Programa Pernambuco Artesão representam o que há de mais convergente entre os saberes e fazeres tradicionais e os princípios essenciais do design e do acesso ao mercado", diz Roberto Meireles, diretor da ABPModa, que assina a curadoria desta ação.
Gestão, inovação e acesso a mercado
De acordo com o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, a instituição tem desenvolvido um trabalho contínuo com os artesãos do Estado, por meio de três eixos de atuação: gestão, inovação e acesso a mercado.
"O Programa Pernambuco Artesão reúne todas essas ações, com o propósito de que os artesãos sejam bem-sucedidos como empreendedores. Nessa etapa de Jornadas Criativas, queremos capacitá-los e apoiá-los no desenvolvimento de novos produtos, para que eles se tornem mais competitivos", afirma.
"Executar políticas que fomentem o desenvolvimento do artesanato e dos artesãos do nosso Estado é uma das premissas do nosso trabalho aqui na Adepe. Quem trabalha com o fazer manual encontra no Programa Pernambuco Artesão uma excelente oportunidade de se qualificar gratuitamente e de estar em contato direto com as políticas do Governo de Pernambuco para artesãs e artesãos de todas as regiões, do Litoral ao Sertão", detalha o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho.
Convênio
O Programa Pernambuco Artesão foi lançado na 24ª Fenearte. Em dezembro de 2024, a iniciativa levou oito artesãs pernambucanas para a Expoartesanías, feira que acontece em Bogotá, Colômbia, e também viabilizou a viagem de dez artesãs e artesãos de todo o Estado para a 35ª Feira Nacional do Artesanato — Expominas, realizada em Belo Horizonte.
Neste primeiro semestre, além das Jornadas Criativas, que já contemplaram 300 artesãos em Caruaru e Garanhuns, o programa viabilizará a ida de seis artesãos e/ou associações para o 19º Salão do Artesanato de São Paulo - Raízes Brasileiras e realizará oficinas de marketing digital e gestão financeira, fora palestras sobre linhas de crédito.