MÚSICA | Notícia

'Me vejo cantando para crianças até elas não quiserem mais', diz Xuxa, que lança novo 'Só Para Baixinhos'

'Hoje, há tanto opções boas quanto muito ruins para as crianças', diz a Rainha dos Baixinhos ao JC; 16º XSPB tem colaboração com Angélica

Por Emannuel Bento Publicado em 27/03/2025 às 0:01

Após nove anos, Xuxa retoma o projeto "Xuxa Só Para Baixinhos" (XSPB), que marcou época e consolidou a sua continuidade na indústria da música nos anos 2000. A 14ª edição tem como tema as cores, passando por assuntos como saúde alimentar, cuidado com a natureza e laços de amizade, além de parceria com Angélica.

O trabalho audiovisual será lançado nesta quinta-feira (27/03), no aniversário de Xuxa, no YouTube – plataforma que, na última década, revelou diversos projetos infantis de sucesso.

"Acompanhei os novos conteúdos que surgiram, mas gostar deles já é outra coisa. Hoje, há tanto opções boas quanto muito ruins", diz a "Rainha dos Baixinhos" em entrevista ao JC.

'Crianças mudaram muito'

BLAD MENEGHEL/DIVULGAÇÃO
Imagem de Xuxa no 16º "Xuxa Só Para Baixinhos", parceria com a Som Livre - BLAD MENEGHEL/DIVULGAÇÃO

Ao fazer um paralelo entre o começo desse projeto, em 2000, e a atualidade, Xuxa opina que "as crianças mudaram muito". "Mudou não só a maneira de se falar com elas, mas a maneira como elas escutam, o que elas querem ouvir", disse.

"Eu mudei, as pessoas mudaram, o público que consome mudou. Existem diferenças na linguagem musical, no cenário. Já ganhamos dois Grammys com esse projeto, e espero que venham outros", frisou.

Para ela, o hiato de nove anos fortaleceu mais o formato e a missão do projeto: trazer entretenimento aliado ao desenvolvimento educacional e emocional das crianças. "Aprendemos com os erros e acertos, e, desta vez, o projeto tem um olhar mais maduro em todos os sentidos".

'XSPB 1 foi bastante difícil'

BLAD MENEGHEL/DIVULGAÇÃO
Imagem de Xuxa no 16º "Xuxa Só Para Baixinhos", parceria com a Som Livre - BLAD MENEGHEL/DIVULGAÇÃO

Xuxa ainda relembrou as pressões para se afastar do público infantil antes do sucesso do XSPB. "Foi bastante difícil porque eu não tenho voz e não conseguia me imaginar cantando música pop ou para adolescentes", disse.

"Pediram tanto isso que cheguei a fazer uma música, mas vi que não era o meu barato, o meu caminho. Não gosto, até hoje não consigo me ver fazendo, mas consigo me ver cantando para crianças até as crianças não quererem mais".

Também atribuiu parte do sucesso à popularização das fitas VHS na época. "As pessoas podiam levar para casa e ver no disco cassete, era algo muito novo", comentou.

"Mas tive de pesquisar muito, mostrar para as pessoas como eu queria o posicionamento de câmera, que tinha de ser algo mais simples, e não grandes cenários, grandes informações, pois era para o público de 0 a 6 anos".

'É sempre importante o DNA das Paquitas'

BLAD MENEGHEL/DIVULGAÇÃO
Imagem de Xuxa e Angélica, juntas para o 16º Xuxa Só Para Baixinhos, parceria com a Som Livre - BLAD MENEGHEL/DIVULGAÇÃO

Explorando a temática das cores de forma divertida e educativa, o XSPB 14 contará com 13 faixas inéditas, com direção musical por Junno Andrade e produção por Carlos Bezzera.

Um momento muito especial da edição é a parceria inédita entre Xuxa e Angélica, que, juntas, interpretam a faixa "Cor da Amizade". Junno Andrade também participa com a faixa "Vermelho", e as Paquitas voltam a marcar presença, fazendo coro em 10 faixas.

"Na verdade, elas (Paquitas) nunca deixaram de cantar. Às vezes, eu acrescentava vozes de crianças, mas elas sempre estavam ali. Elas só não estão quando não tem coro. Para mim, é muito importante tê-las, porque eu não preciso explicar do jeito que eu quero; elas já chegam e cantam como quero. É sempre muito importante ter o DNA das Paquitas comigo", diz Xuxa.

Compartilhe